Notícia
Balões de internet "wireless" prestes a serem testados pela Google
A Google pode estar prestes a iniciar os testes para o Project Loon, um projecto que visa dar acesso à internet a regiões remotas ou pouco desenvolvidas através de balões que emitem internet "wireless" para a Terra.
A mais recente inovação a ser testada pela Google é o Project Loon, que pretende dar acesso à internet a zonas remotas do globo através de balões a mais de 18 quilómetros de altitude pode começar a ser testado já em Janeiro, avança a Business Insider esta quinta-feira, 26 de Novembro.
A empresa já pediu ao regulador da área das telecomunicações nos Estados Unidos da América, o FCC, para começar a testar aparelhos que utilizam um espectro "wireless" de banda-larga em todos os 50 estados norte-americanos e em Porto Rico.
Nos documentos enviados ao regulador norte-americano a empresa diz querer começar os testes a partir de 1 de Janeiro de 2016 e durante um período de 24 meses.
Segundo a Business Insider, este pedido pode indicar que a Google vai mesmo testar os balões de internet desenvolvidos pelos laboratórios da Google X.
O Project Loon quer pôr balões a voar a uma altitude entre os 18 e os 27 quilómetros com a capacidade de emitir internet "wireless" para a Terra. A Google descreveu o projecto como a tentativa de dar acesso à internet às pessoas de zonas pouco desenvolvidas e regiões com poucas infra-estruturas de comunicação.
Já em Outubro, a Google tinha admitido começar os testes para este projecto na Indonésia com a parceria de várias empresas de telecomunicações do país.