Notícia
Balões de internet da Google chegam ao Sri Lanka
Os balões de internet "wi-fi" da Google vão começar a ser testados no Sri Lanka. O "Project Loon" da gigante tecnológica pretende conectar as regiões mais remotas do globo através de uma rede "wireless" aérea.
O "Project Loon", projecto da Google que visa dar acesso à internet a regiões remotas ou pouco desenvolvidas através de balões que emitem internet "wireless" para a Terra, está prestes a ser testado no Sri Lanka, avança o jornal The Guardian esta terça-feira, 16 de Fevereiro.
Este projecto, da autoria da Google em parceria com o governo do Sri Lanka, conta, para já, com três balões com internet "wireless". Muhunthan Canagey, líder do gabinete de informação e tecnologia do governo do país asiático, disse, citado pelo Guardian, que no final desta semana é esperada no país uma equipa da Google para fazer os testes de voo, eficiência e outras questões técnicas.
As empresas de telecomunicações locais vão poder fornecer internet de alta velocidade e melhorar a qualidade do seu serviço quando os balões estiverem no ar.
Os balões vão estar colocados a mais de 18 quilómetros de altitude, na estratosfera, e vão ter um período de vida de cerca de 180 dias, podendo ser reciclados.
O The Guardian refere que no Sri Lanka existem 3,3 milhões de conexões à internet e 630 mil utilizadores de internet por linha fixa entre os mais de 20 milhões de habitantes do país ao largo da Índia.
Já em Outubro, a Google tinha admitido começar os testes para este projecto na Indonésia com a parceria de várias empresas de telecomunicações do país.
A empresa também já pediu ao regulador da área das telecomunicações nos Estados Unidos da América, o FCC, para começar a testar aparelhos que utilizam um espectro "wireless" de banda-larga em todos os 50 estados norte-americanos e em Porto Rico.