Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amazon quer transformar pessoas comuns em agentes de distribuição

E se a Amazon lhe pagasse para distribuir as encomendas feitas pelos seus vizinhos no site de e-commerce? ‘On My Way’ é a aplicação que está a ser estudada pela gigante tecnológica com o objectivo de cortar nos custos de distribuição.

Bloomberg
18 de Junho de 2015 às 16:55
  • ...

A Amazon está a desenvolver uma aplicação que permite, em alguns casos, pagar a pessoas comuns em vez de empresas de distribuição para entregar encomendas feitas no site. Ou, em alternativa, alugar espaço nas lojas urbanas para que estas recebam e armazenem as encomendas, que podem ser posteriormente levantadas.

'On May Way', o nome pelo qual é conhecida internamente esta aplicação ainda não tem data para ser lançada.

A aplicação pode ajudar a Amazon a conter os custos de despachar encomendas, que no ano passado aumentou 31%, mais do que cresceu a receita, conta o The Wall Street Journal.

Esta não é a primeira experiência da Amazon no sentido de explorar novas formas de distribuição. No ano passado, por exemplo, a empresa chegou a testar a distribuição de encomendas em S. Francisco através dos táxis e do serviço Uber. A empresa também está a apostar num serviço de drones para distribuir encomendas em 30 minutos ou menos.

A avançar, o serviço 'On May Way' enfrenta vários desafios ao nível dos processos e da segurança. Isto obrigaria, por exemplo, ter pequenos agentes de mercado a concorrer com os serviços de distribuição locais (como os correios), e quem garante que as pessoas que recebem as encomendas as entregam efectivamente? Por fim, se a encomenda chegar danificada, quem é responsabilizado?

São muitas as questões e poucas as respostas, já que o porta-voz da Amazon recusou-se a comentar a notícia avançada pelo The Wall Street Journal sobre a aplicação 'On My Way'.

A Amazon envia cerca de 3,5 milhões de encomendas por dia, de acordo com a SJ Consulting Group, portanto, um serviço alternativo ou complementar teria de ser muito eficaz para dar resposta às necessidades da empresa.

Ver comentários
Saber mais On May Way The Wall Street Journal Amazon apps aplicação distribuição e-commerce
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio