Notícia
Amazon pretende comprar a Whole Foods Market por 12 mil milhões
A gigante do comércio electrónico Amazon revelou esta sexta-feira que pretende adquirir a Whole Foods Market, pagando 42 dólares por acção. O negócio está avaliado em 13,7 mil milhões de dólares, mais de 12,2 mil milhões de euros.
A Amazon, liderada por Jeff Bezos, comunicou ao mercado esta sexta-feira, 16 de Junho, que pretende comprar a Whole Foods Market, de acordo com a CNBC. A gigante do comércio electrónico, que fez esta revelação antes da abertura da sessão em Wall Street, está disponível para pagar 42 dólares por acção da retalhista, o que avalia este negócio em 13,7 mil milhões de dólares, mais de 12,2 mil milhões de euros (no câmbio actual).
John Mackey, co-fundador e CEO da Whole Foods, vai continuar no cargo depois de o negócio ser fechado, o que é esperado que aconteça no segundo semestre deste ano. A marca vai manter o nome Whole Foods após o fim da operação, de acordo com a mesma fonte.
"Esta parceria representa uma oportunidade para maximizar o valor para os accionistas da Whole Foods Markets e ao mesmo tempo amplia a nossa missão e proporciona uma elevada qualidade, experiência, conveniência e inovação aos nossos clientes", de acordo com o comunicado do Whole Foods, citado pela estação.
Esta operação reforça, escreve o Financial Times, o objectivo da Amazon de provocar transformações no sector do retalho norte-americano. A Amazon, segundo a mesma fonte, tem estado a aumentar lentamente a sua presença nesta área.
As acções da Whole Foods estão suspensas, de acordo com a Bloomberg. Ontem, terminaram a sessão a tombar 6,74% para 33,06 dólares.
Os títulos da Amazon abriram a subir 3,30% para 996 dólares. E seguem agora a ganhar 2,68% para 990 dólares.
A Whole Foods Market é uma empresa fundada em 1978, em Austin, Texas (EUA), porque os seus fundadores acreditavam que "o sector da alimentação natural estava pronto para" que estes produtos pudessem ser comercializados numa "formato de supermercado", de acordo com a informação disponibilizada no site da empresa.
Foram precisos dois anos para que o primeiro Whole Foods Market abrisse. Dois anos depois, em 1984, começou o processo de expansão da empresa, primeiro para Houston e Dallas e depois para Nova Orleães, em 1988. Actualmente, a empresa conta com 465 lojas espalhadas pela América do Norte e Reino Unido, segundo a mesma fonte.
A retalhista explica ainda que disponibiliza produtos naturais e orgânicos e tem um "compromisso inabalável com a agricultura sustentável".