Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Adobe muda de estratégia e lançará Photoshop para iPad

Os clientes da Adobe, particularmente os dos sectores de media e entretenimento, estão a deixar os computadores de lado para trabalharem com tablets e pediram à empresa a possibilidade de fazerem uma rápida edição dos seus projectos criativos

19º Adobe
Bloomberg 22 de Julho de 2018 às 13:00

A Adobe Systems, criadora de programas de design digital para criativos, planeia lançar a versão integral da aplicação Photoshop para o iPad, da Apple, como parte de uma nova estratégia para tornar os seus produtos compatíveis com diversos aparelhos e ampliar as receitas com as assinaturas.

 

A criadora de software planeia revelar a nova aplicação na sua conferência anual de criativos MAX, em Outubro, segundo fontes conhecedoras do projecto. A aplicação deverá chegar ao mercado em 2019, de acordo com as mesmas fontes, que pediram anonimato. Atrasos ao nível de engenharia poderão vir a alterar esse calendário.

 

A Adobe, que tem sede em San José, Califórnia, empreendeu uma jornada para modernizar o seu software dominante de media criativa. A empresa transferiu todas as suas aplicações para a nuvem em 2012, lançando um novo modelo de negócio baseado em assinaturas que deverá mais do que duplicar as receitas até o fim deste ano fiscal e que fez as acções subirem mais de 700%.

 

Recentemente, a Adobe também começou a promover os seus produtos para amadores que preferem trabalhar com aparelhos móveis em vez de PC. Mas a empresa ainda não fez a transição das versões completas das suas aplicações mais conhecidas para ecrãs de menor dimensão.

 

O director de produto do Creative Cloud da Adobe, Scott Belsky, confirmou que a empresa está a trabalhar numa nova versão do Photoshop e de outras aplicações para diversas plataformas, mas preferiu não detalhar a cronologia de lançamentos.

 

"O meu desejo é levar esses produtos para o mercado o mais rapidamente possível", disse Belsky, em entrevista. "É necessário fazer muito para que um produto sofisticado e potente como o Photoshop funcione num aparelho moderno como o iPad. Mas temos de levar os nossos produtos para essa era em que a nuvem está primeiro".

 

O principal conjunto de produtos para edição de media da Adobe é conhecido como Creative Cloud – um serviço por assinatura que dá aos utilizadores acesso a aplicações como Photoshop, Premiere e Illustrator em computadores Mac e Windows, e às aplicações móveis que os acompanham, como o Photoshop Mix para iPhone e iPad. As aplicações actuais do Creative Cloud baseiam-se em arquitecturas antigas, com bases diferentes para cada aparelho.

 

As novas versões das aplicações permitirão que os utilizadores façam correr versões completas dos programas no iPad, da Apple, podendo prosseguir as edições em aparelhos diferentes, de acordo com as mesmas fontes. As mudanças são similares às realizadas pela Microsoft na reformulação dos últimos anos focada em software e serviços.

 

Os clientes da Adobe, particularmente os dos sectores de media e entretenimento, estão a deixar os computadores de lado para trabalharem com tablets e pediram à empresa a possibilidade de fazerem uma rápida edição dos seus projectos criativos, disse Belsky.

 

A estratégia de evolução das aplicações é uma iniciativa de longo prazo que abrangerá outros programas da Adobe no futuro. Uma nova versão do Illustrator está em desenvolvimento, mas muito mais distante do lançamento, segundo as mesmas fontes.

Ver comentários
Saber mais Adobe Systems Apple Photoshop Mix Creative Cloud da Adobe
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio