Notícia
63 mil utilizadores em Portugal podem ter sido afectados pelo uso indevido de dados
A rede social estima que a Cambridge Analytica pode ter acedido aos dados de 63 mil pessoas em Portugal.
A utilização indevida de dados pessoais por parte da Cambridge Analytica poderá ter afectado um máximo de 63 mil utilizadores em Portugal, avança o Expresso esta quinta-feira, 5 de Abril.
Isto porque cerca de 15 pessoas no país fizeram o download da aplicação "thisisyourdigitallife", o que permitiu à empresa britânica de consultoria política alcançar até 63.080 perfis, segundo estima o Facebook.
"Realizámos uma análise interna para o número de pessoas que potencialmente foram afectadas", explicou a tecnológica num comunicado, citado pelo Expresso. "Usámos uma metodologia expansiva - esta é a nossa estimativa mais correta do número de pessoas que instalaram a app, tal como os dados dos seus amigos que podem ter sido acedidos".
Foram precisamente este cálculos que levaram à revisão em alta do número de perfis afectados de 50 milhões para 87 milhões – a maioria dos quais de residentes nos Estados Unidos.
A Cambridge Analytica esteve ligada à campanha presidencial de Donald Trump e terá ajudado a personalizar propaganda em função do perfil dos utilizadores. Mais recentemente, foi também associada à campanha pelo Brexit no Reino Unido – de Junho de 2016.