Notícia
Vale de Incubação: Há mais de 90 projectos elegíveis para receber este apoio
De um universo de mais de uma centena de start-ups, 93 foram consideradas elegíveis para receberem o Vale de Incubação, uma medida que se insere na estratégia nacional para o empreendedorismo.
O Vale de Incubação é uma medida do Startup Portugal, a estratégia nacional para o empreendedorismo. Pretende apoiar os empreendedores com um vale de até cinco mil euros, verba para ser usada junto das incubadoras de start-ups que estejam acreditadas pelo IAPMEI e que pertencem à Rede Nacional de Incubadoras. O objectivo é que com este dinheiro sejam pagos os serviços prestados por estas incubadoras, como incubação e mentoria.
No âmbito desta medida, há 93 projectos que foram considerados elegíveis para o apoio, de acordo com os dados a que o Negócios teve acesso. Estes mais de 90 projectos representam mais de 200 novos postos de trabalho. A maioria dos projectos tem origem na região centro. A região do Alentejo e a região Norte seguem-se na lista. Candidataram-se a este apoio 115 start-ups.
As start-ups foram já informadas e está a decorrer o período de audiência prévia. Findo este período, as empresas vão receber os termos de aceitação e têm 30 dias para aceitar. Além disso, durante este período as start-ups comunicam em que incubadora pretendem desenvolver o seu projecto e, por conseguinte, gastar o vale de incubação. Após ter sido submetido o termo de aceitação, as empresas podem começar a entregar os pedidos de reembolso para suportarem os custos.
A 20 de Março, o IAPMEI anunciou que, no âmbito do primeiro concurso do Startup Voucher, uma medida também do Startup Portugal ia apoiar 245 projectos e 409 novos empreendedores. Estes empreendedores vão beneficiar de uma bolsa mensal de 691,70 euros. Além disso, esta medida quer apoiar os empreendedores, dando-lhes mentoria, assistência técnica e um prémio de concretização.