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Codacy, o revisor de código dos "developers"
A Codacy é uma start-up portuguesa que se dedica à revisão de código de forma automática. Com cerca de metade dos clientes do outro lado do Atlântico, a empresa tem a ambição de atingir um milhão em facturação até ao final do primeiro trimestre de 2017.
Quando estamos a escrever um texto no ‘word’, se há um erro ortográfico, o corrector vai indicar-nos para que o possamos corrigir. O software da Codacy faz o mesmo, mas para código de linguagem de programação. Até porque nenhuma linha de código, ditam as boas práticas, pode ser libertada sem ser revista.
"A Codacy o que faz é providenciar revisão de código automático que é [como] um corrector ortográfico do ‘word’ mas para código. À medida que um programador está a trabalhar, a Codacy define-se como sendo um assistente, dizendo: cuidado com o estilo de código, cuidado com as boas práticas, podes ter aí um problema de segurança", explica em entrevista ao Negócios Jaime Jorge, CEO da start-up. A manutenção do código é também uma das áreas de actuação da empresa. Uma prática que pode evitar que as empresas tenham de pagar a chamada dívida técnica.
Uma outra característica da solução Codacy é que consegue quantificar os níveis de melhorias da qualidade de código, podendo assim ajudar as equipas de engenharia a mostrar métricas que revelam essas melhorias. "Estivemos a estimar com clientes o que aumentamos de eficiência e já ronda os 20, 30% de eficiência a partir do momento em que a Codacy entra em processo de ‘code review’".
A start-up portuguesa não é a única que trabalha neste segmento. Tem um concorrente, sendo que as duas a lideram o mercado em termos de ‘code quality’ na ‘cloud’. Há, contudo, diferenças na evolução das duas firmas, estando a Codacy mais avançada em termos de produto, defende Jaime Jorge.
Do nascimento até São Francisco
Em 2012 nasceu a Qamine. Na altura, a empresa estava focada na tese de Jaime Jorge, que versava sobre código duplicado. Um tema que não interessava muito às pessoas, pelo que surgiu assim a necessidade de mudar o ângulo da empresa – para outro tipo de métricas de software – e com isso nasce a Codacy. "2014 foi um ano beta para nós. Foi um ano em que tivemos imensos utilizadores e estávamos a perceber o mercado. Em 2015, lançámos os nossos planos pagos, as pessoas puderam começar a pagar pelo Codacy". E continuámos a desenvolver o produto, conta o líder da start-up.
Actualmente, com uma equipa de 16 pessoas, a Codacy antecipa que pode chegar, pelo menos, às 20 no próximo ano. Uma das máximas desta start-up, conta Jaime Jorge, sempre foi "fazer o máximo possível com o mínimo de recursos possível". Tem escritórios em Lisboa, Londres e está também em São Francisco. Cerca de 50% dos clientes são originários dos Estados Unidos. Londres e Berlim são considerados também mercados "interessantes".
Em cerca de quatro anos de actividade, a Codacy levantou 1,5 milhões de dólares junto de capitais de risco e "business angels".
"Somos uma empresa de facturação real. Temos o objectivo até ao final do ano, primeiro trimestre do próximo ano, de atingir um milhão de facturação anual. Isto implica também, fazendo as contas, que estamos com um crescimento interessante ao nível dos dois dígitos, 20% de receitas por mês", apontou ainda o CEO.