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SAL - Negócio das caminhadas

"A história das empresas tem a ver com a visão de quem as cria", defende José Pedro Calheiros, director-geral da SAL - Sistemas de Ar Livre.

SAL - Negócio das caminhadas
13 de Outubro de 2011 às 11:35
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José Pedro Calheiros e Jorge Calheiros decidiram, nos anos 90, apostar numa empresa ligada à natureza e ser a locomotiva, em Portugal, de algo que "já existe noutros países há 30 ou 40 anos".

Empresa SAL - Sistemas ao Ar Livre
Ano de criação 1996
Colaboradores 2 fixos e 18 monitores de passeio ocasionai. Colaboradores em actividade 2 (passeios natureza); 1 (passeios urbanos)
Actividades mais requisitadas O Desafio da Arrábida; Sintra Seus Pés, Amarelo 28 (Lisboa), Subir às Portas de Rodão (Alentejo) Preços médios de sete euros (passeios sábado, natureza); oito euros (passeios domingo, natureza e urbanos); 15 euros (passeios nocturnos)
Site www.sal.pt





"A história das empresas tem a ver com a visão de quem as cria", defende José Pedro Calheiros, director-geral da SAL - Sistemas de Ar Livre. Nos anos 90, percebeu, em conjunto com o seu irmão e ainda hoje sócio, Jorge Calheiros, que o mercado de lazer na natureza ia ter um desenvolvimento importante.

Naquela altura, os dois decidiram apostar numa empresa ligada à natureza e ser a locomotiva, em Portugal, de algo que "já existe nooutros países há 30 ou 40 anos". Isto passou-se quando as pessoas começavam a demonstrar mais preocupação com questões de saúde e relacionadas com o exercício. "Eram os sintomas certos para criar uma empresa de lazer na natureza", resume José Pedro Calheiros.

Em 1997, a SAL começou, então, a apresentar um calendário semanal para caminhadas, realizadas ao domingo, mas a agenda foi crescendo e o sábado acabou também por juntar-se aos "dias de caminhada". O "Walk in Alentejo", por exemplo, é um programa de fim-de-semana que custa 25 euros (excluindo transportes e estadias) e explora "o Alentejo mais profundo".

"Antes, as pessoas iam para um hotel e depois escolhiam o que fazer. Agora marcam uma actividade e escolhem onde ficam consoante aquela opção", explica José Pedro Calheiros, referindo-se ao Alentejo e acrescentando que "quanto melhores forem os eventos, mais ganham as localidades".

A actividade da SAL não se fica pelo campo. Por oito euros, o "Esta Lisboa que eu amo" é um roteiro pela capital que passa por algumas das zonas mais típicas da cidade. Na época passada (2010/2011),
a SAL introduziu o factor de simultaneidade aos seus passeios, disponibilizando caminhadas no campo e na cidade no mesmo fim-de-semana. Nesta nova época, a SAL vai passar a ter agendas autónomas para as regiões de Arrábida-Península de Setúbal, Sintra-Cascais, Oeste, Alentejo e Lisboa. E, a pensar no futuro, a empresa está a planear a oferta de caminhadas em todo o país, com um "franchise" para as regiões do Norte e Algarve, associando promotores locais à marca SAL.
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