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Critérios técnicos são a maior dificuldade

Ao longo dos últimos dois anos a Criar Valor tem vindo a preparar uma nova forma de comunicar com os seus clientes. Euridrice Martins, consultora na empresa algarvia, explica que as Tecnologias da Informação vão ser o veículo para...

26 de Março de 2009 às 16:34
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Ao longo dos últimos dois anos a Criar Valor tem vindo a preparar uma nova forma de comunicar com os seus clientes. Euridrice Martins, consultora na empresa algarvia, explica que as Tecnologias da Informação vão ser o veículo para dar corpo a uma nova forma de chegar aos clientes e ao mercado em geral. A empresa quer provar que a inovação é possível numa pequena empresa onde o foco do negócio está na consultoria de gestão e no apoio a projectos empresariais de investimento. Ainda não revela detalhes, mas garante que os resultados vão demonstrar inovação no tratamento de áreas habitualmente pouco apelativas como a contabilidade e a fiscalidade. Esta é aliás uma das razões que motivam o interesse da empresa pelo QREN e por uma eventual oportunidade de financiamento. A outra são os projectos de clientes que querem expandir áreas de I&D e preparar as suas estruturas para novos voos, como a internacionalização.

A nível interno e na relação com os clientes Euridrice defende que antes de procurar tirar partido das oportunidades de financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional as empresas têm de definir o seu próprio quadro estratégico.

"As empresas têm de ter os seus objectivos bem definidos, um projecto muito bem estruturado e com capacidade para chegar ao mercado". Não é boa prática fazer o QREN encaixar nos projectos. Pelo contrário é necessário construi-los de acordo com a realidade de cada mercado e o contexto internacional e a partir daí estudar oportunidades.

Esta é na sua perspectiva uma das principais características do novo programa de incentivos face ao anterior: munir-se de um conjunto de critérios que simplificam o processo de candidatura, ao nível dos formulários, por exemplo, mas obrigar as empresas a ir muito além de uma candidatura bem feita.

Para Euridrice a maior dificuldade do QREN está na compreensão das tipologias de projecto, diferenciadas por critérios técnicos muito específicos. Deixa a dica: os gabinetes públicos de apoio espalhados pelo país são uma boa forma de ajudar a contornar dúvidas e perceber qual a melhor tipologia para cada projecto.
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