Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BEI disponibiliza 100 milhões para fundo que vai investir em empresas portuguesas e espanholas

O grupo que engloba o BEI (Banco Europeu de Investimento) e o FEI (Fundo Europeu de Investimento) quer investir em sociedades das áreas tecnológicas e industriais.

Paulo Duarte
29 de Abril de 2016 às 12:07
  • ...

O grupo BEI, composto pelo BEI (Banco Europeu de Investimento) e pelo FEI (Fundo Europeu de Investimento) vai disponibilizar 100 milhões de euros para um fundo de "private equity", com o objectivo de apoiar os investimentos de pequenas e médias empresas nos sectores tecnológico e industrial em Portugal.


Em comunicado, a Comissão Europeia deu conta de que "esta operação é a primeira assinatura deste ano, em Espanha, feita no âmbito do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (FEIE), e é também a primeira apoiada pelo FEIE destinada a capitalizar as empresas com orientação tecnológica e industrial".


O mesmo comunicado cita o Comissário Europeu Carlos Moedas, que explicou que "o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos fornece uma garantia para os bancos ou fundos para que, através destes empréstimos, as PME e as start-ups cresçam e criem emprego".


O BEI irá aplicar 40 milhões de euros, a que se juntam 60 milhões do FEI. "O montante permitiu atrair o interesse dos investidores privados e chegar aos 400 milhões disponíveis. Este fundo conta assim com a participação de investidores privados (no montante de 200 milhões) e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI) (no montante de 100 milhões) ", segundo o mesmo comunicado.


Este fundo, que será gerido pela N+1 Capital Privado contará com participações no capital de empresas espanholas e portuguesas. O foco são empresas de média dimensão e com planos para expansão internacional. "O investimento previsto por empresa participada varia entre 35 e 75 milhões de euros", segundo a Comissão Europeia.


Até Abril de 2016, diz o mesmo comunicado, o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos mobilizou mais de 80 mil milhões de investimentos na Europa.

Ver comentários
Saber mais FEI Banco Europeu de Investimento FEIE indústria tecnologias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio