Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bang! Bang! Animation Studio A trabalhar pró boneco

Os famosos "Serafim" e "Babiruxa" são duas produções da Bang! Bang! Animation, estúdio que tem agora em mãos a maior série de animação jamais feita no país. A desenhar há mais de 10 anos o seu diretor diz que só agora esta indústria está a despontar em Portugal.

Bang! Bang! Animation Studio A trabalhar pró boneco
24 de Março de 2011 às 15:20
  • 1
  • ...
Não consegue lembrar-se de quando começou a desenhar, foi sempre automático, mecânico, terapêutico até. Os colegas do curso de Comunicação Empresarial, diziam que os bonecos de Miguel Braga eram fantásticos, muito melhores do que as suas médias.

Na verdade, o curso apenas serviu para perceber o mercado e, desde cedo, começa a conjugá-lo com a banda desenhada que publica em várias revistas". Mas a máxima: 'não há amor como o primeiro' definitivamente não cola com o desenhador. O seu grande amor viria em segundo porque se já era bom desenhar a bonecada vê-la a mexer, isso sim, "era incrível". Começou por trabalhar num estúdio de animação que acabaria por falir - consequência de um mercado pobre, com falta de investimento. "Com sorte há cerca de 100 pessoas que vivem permanentemente da animação em Portugal", comenta Miguel Braga.

Fecharam-se as portas do estúdio mas a convicção de que não se afastaria daquele caminho nem um milímetro ganhou força. Em 2000 Miguel Braga apostou num método novo de produção de animação (baseado no flash), método com o qual o estúdio que agora dirige, o Bang! Bang! Animation, formado em 2007, trabalha ainda hoje e com o qual está a produzir a maior série de animação jamais feita no país. "São 624 minutos de animação, 26 episódios, com cerca de 24 minutos, para os mercados nacional e internacional. Um produto totalmente 'made in Portugal' para vender numa grande feira mundial de conteúdos", explica o empreendedor.

Criar indústria em Portugal
Com mais de uma década de trabalho e várias produções no portfólio (ver caixa), Miguel Braga, de 39 anos, acredita que só agora com a produção da mega série Nutriventures (para a produtora Watermelon), a Bang! Bang! tem a oportunidade de abrir caminho para uma indústria de animação em Portugal - país onde 95% das produtoras de animação vivem de subsídios do Estado. O caminho foi, aliás, mais duro para o empreendedor porque ser subsídio-dependente nunca foi opção. Com os custos sempre altamente controlados, o desenhador explica tudo foi possível porque que o seu método não pressupõe um grande investimento - "basta um PC e um espaço". O som é produzido à parte.

O trabalho que veio desenvolvendo para outras produtoras foi dando sustentabilidade e estruturando o estúdio mas só ao fim destes anos - e com esta grande produção - "é que a Bang! Bang! está a ganhar capacidade de se estruturar como uma empresa". Até agora "a viabilidade esteve sempre em causa". O empreendedor vai dobrar a actual equipa de 21 pessoas e, para além das 84 mãos envolvidas na série "Nutriventures", Miguel Braga conta com a crítica da filha, de 8 anos - sempre a primeira a testar o produto.

A contrariar o espírito que impera, o diretor da Bang!Bang! acredita que o futuro é promissor: "A única área do mundo que não está em crise é a multimédia". Miguel Braga lembra que já há canais de televisão em hospitais, no Metro, em aeroportos e garante que, dentro de cinco a dez anos, "todos os carros terão televisão e os tradicionais painéis de rua serão ecrãs". Logo, "vão ser necessários muito conteúdos" para este novo mundo, "uma espécie de Minority Report".



Bilhete de identidade



Nome do estúdio Bang! Bang! Animation Studio
Início Actividade 2007
Área de Actividade produção de animação 2D
Colaboradores 21
Localização Lisboa
Site www.bangbanganimation.com




Portfólio para todos os gostos



Com um público variado as produções do estúdio são ecléticas. Desde séries televisivas para os mais pequenos, que passam sobretudo na RTP2 e Canal Panda, até animação para os crescidos, transmitida na Sic Radical, não esquecendo a ilustração, como a do sumo "Bongo" ou, ainda, a produção de videoclips, como o dos "Moonspell", o CV da Bang! Bang! é pintado de muitas cores.


Séries de TV Nutriventures, Ilha das Cores, Sotão Mágico, Família Silva da Silva, Zig Zag, Anjinho da Guarda, Benjamim, Eu quero ser, Sofia's Diary
DVD Serafim, Os Patinhos, Carochinha
Videoclips Babiruxa, A hora de dormir, Doce Mania, Moonspell
Publicidade Banco Bic, Pascoal, Clássicos Divertidos, Bongo

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio