Notícia
RTP vai pagar 1,6 milhões de euros pela Taça da Liga
O canal público irá pagar 800 mil euros por ano para transmitir os jogos da Taça da Liga nas próximas duas épocas. Os valores foram avançados pelo Expresso.
A RTP vai pagar 1,6 milhões de euros pelos oito jogos da Taça da Liga, que passou ter o naming dos CTT. O valor foi avançado pelo Expresso, mas nem a RTP nem a Liga de Futebol confirmaram oficialmente a informação.
A parceria para transmissão da competição para as próximas duas épocas tinha sido anunciada no final de Julho. No entanto, os valores não tinham sido revelados.
O acordo prevê assim o pagamento de 800 mil euros por ano pela taça CTT, que era transmitida da TVI, e contempla os direitos da transmissão a nível nacional (na RTP) e internacional (RTP África e a RTP Internacional).
O Expresso conta ainda que a TVI terá oferecido à Liga, liderada por Pedro Proença, um valor inferior 500 mil euros por época, menos do que os acordos anteriores.
De acordo com o mesmo comunicado divulgado no mês passado pela Liga e pela RTP, a estação que transmitiu a primeira edição desta competição, este ano a Taça CTT vai ter " um novo e inovador formato, com a criação de uma "Final Four" onde as meias-finais e a final serão disputadas na mesma semana e no mesmo estádio, com transmissão exclusiva da RTP em canal aberto."
A parceria pretende ainda "ir para além da mera transmissão dos jogos, estando prevista a construção conjunta de uma diversidade de conteúdos à volta da competição que, certamente, irão valorizar ainda mais esta prova".
Além da Taça da Liga a RTP tem também os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, que também era transmitida pela TVI. Os jogos da prova "rainha" também vão ser transmitidos pela Sport TV.
Para rentabilizar o investimento nesta prova, a RTP anunciou que vai transmitir todos os jogos e programas de análise da Liga dos Campeões em sinal aberto.
Em 2014 Alberto da Ponte avançou que a RTP ofereceu 5 milhões de euros por ano (15 milhões de euros no total das três épocas) para obter os direitos de transmissão da Liga dos Campeões. Uma decisão que gerou alguma polémica e que levou o gestor a renunciar ao cargo.