Notícia
Marcelo Rebelo de Sousa: "Os media são fundamentais para a democracia"
O presidente da República considera que a revolução da transformação digital "é a mais rápida da história do homem". E voltou a sublinhar a importância dos media para a democracia.
Apesar de não poder estar presente na 27ª edição do congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de deixar o seu contributo sobre a importância da transformação digital - tema que estará em destaque durante os dois dias do congresso.
Para o Presidente da República, que faltou à abertura do congresso por estar a regressar de Angola, a "chamada transformação digital é a mais rápida e mais significativa na história do homem". Depois da invenção do computador, para Marcelo Rebelo de Sousa, a recente transformação digital, que passa pelos dispositivos móveis, internet das coisas, cloud ou inteligência artificial, é uma das maiores revoluções.
Na mensagem lida por Luís Ferreira Lopes, em representação da Casa Civil da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda a importância do congresso para o debate dos desafios da transformação digital, "para além do debate do Estado Nação por exemplo dos media, que são fundamentais para a democracia", frisou.
Apesar da transformação digital estar a alterar por completo os desafios das empresas e dia-a-dia dos cidadãos, o Presidente da República não tem dúvidas que os empresários portugueses "terão capacidade de reacção e até de antecipação" das novas tendências.
"Apesar dos desafios geo-políticos, há motivos de renovada esperança para Portugal", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.