Notícia
Guiné-Bissau confirma disponibilidade de Portugal para conversar sobre situação da RTP
O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Victor Pereira, anunciou ter recebido indicações do Governo português para abrir conversações para a retoma das actividades dos canais África da RTP na Guiné-Bissau.
Em declarações transmitidas pela Radiodifusão Nacional (RDN), o governante guineense referia-se à suspensão das actividades da RTP decretada por Bissau a 30 de Junho.
Victor Pereira indicou que, como sempre defendeu, a decisão apenas foi motivada pela caducidade do acordo de cooperação existente entre os governos de Bissau e Lisboa no domínio da comunicação social e também pelo facto de a parte portuguesa "nunca se mostrar aberta ao dialogo" sobre o assunto.
"Felizmente nestas duas semanas tem havido uma boa nova nesse sentido de que (Portugal) quer conversar connosco", afirmou Victor Pereira, sublinhando serem falsas as alegações de que a suspensão visasse "cercear a liberdade de imprensa".
O ministro apontou as rádios privadas que operam no país, "algumas a roçarem a libertinagem", com impostos em atraso e licenças provisorias, para justificar que não é intenção do Governo interferir no funcionamento de nenhum órgão.
Victor Pereira afirmou que vários órgãos de comunicação social estrangeiros operam regularmente na Guiné-Bissau, dando o exemplo, entre outros, da agência Lusa que disse estar em conversações já para apoiar a Agência de Noticias da Guiné (ANG), no quadro da cooperação.