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Fundo de inovação da Google atribui 1,6 milhões a seis projectos de media portugueses

O fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), atribuiu 1,58 milhões de euros a seis projectos de jornalismo digital portugueses, entre os quais o do jornal Público e o da Plataforma de Meios Privados, anunciou a Google.

2ª – Google marca avaliada em 120,314 milhões de dólares (107,30 milhões de euros)
Bloomberg
17 de Novembro de 2016 às 09:20
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Esta é a segunda ronda de financiamento do fundo do DNI, que atribuiu um total de 24 milhões de euros a 124 projectos na Europa.

 

Em Portugal, o DNI atribuiu 900 mil euros à Plataforma de Meios Privados e 500 mil euros para o Público, ambos considerados grandes projectos.

 

Além disso, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência (INESC TEC) arrecadou um financiamento de 49,8 mil euros, tal como o JornalismoPortoNet, Media Innovation Labs (MIL), Universidade do Porto, que obteve 49,4 mil euros, ambos para protótipos.

 

Em termos individuais, e também com protótipos, contam-se Ricardo Lafuente e Alberto Pereira, ambos com um financiamento de 43 mil euros.

 

No total, o fundo de inovação da Google atribuiu um financiamento de 1.585.340 euros.

 

O fundo da Google tem um valor de 150 milhões de euros e "hoje os líderes dos projectos estão a ser notificados das ofertas de financiamento que totalizam 24 milhões de euros para 124 projectos de 25 países europeus", disse o responsável pelo DNI, Ludovic Blecher.

 

Na primeira ronda foi atribuído um financiamento de 27 milhões de euros, pelo que com os valores hoje divulgados, o fundo DNI já distribuiu 51 milhões de euros.

 

"Recebemos mais de 800 candidaturas vindas de 25 países, e dos 124 projectos vencedores que anunciámos hoje, 42 projectos estão imbuídos do espírito de colaboração e parceria. E, entre os 30 grandes projectos seleccionados, 15 são colaborativos", adiantou o mesmo responsável.

 

Entre os vários projectos europeus, destaque para o do jornal italiano Corriere della Sera, que foi premiado com um fundo de 300 mil euros, e o suíço Le Temps SA, que contou um financiamento de 45 mil euros.

 

No caso do Corriere della Sera, o título "prosseguirá com o design de um assistente digital onde o próprio jornal poderá responder a questões dos utilizadores relacionadas com as notícias, a partir de uma grande variedade de equipamentos".

 

O assistente digital irá ler os títulos e os artigos, pesquisar nos arquivos do jornal e procurar material no conteúdo digital do Corriere della Sera.

 

Já o Le Temps SA "procura uma ferramenta para recuperar e republicar os melhores artigos da redacção quando relacionados com eventos actuais. Denominada 'Zombie', a ferramenta vai analisar artigos no 'site' do Le Temps utilizando informação proveniente do Chartbeat e do Google Analytics e aplicar uma pontuação a cada artigo", refere a Google.

"Simultaneamente, a 'Zombie' vai analisar a actividade na Internet relativamente aos tópicos mais populares - que podem ser cruzados com a base de dados de conteúdos do Le Temps. Caso existam resultados positivos, a ferramenta irá alertar a redacção", concluiu.

 

O DNI conta com mais de 160 membros da indústria europeia de notícias e está focado em três pilares: produtos, investigação e formação e o financiamento de novas abordagens jornalísticas através do fundo de inovação.

 
(Corrige o quinto parágrafo do texto, substituindo "423 mil euros" por "43 mil euros")

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