Notícia
Fox compra 73% da National Geographic
A 21st Century Fox, controlada por Rupert Murdoch, adquiriu uma posição maioritária na revista National Geographic, por 725 milhões de dólares.
A National Geographic Society, que conta com 127 anos, celebrou um acordo no valor de 727 milhões de dólares (648 milhões de euros) para a venda à Fox de uma participação maioritária dos seus títulos de media, incluindo a revista com o mesmo nome, anunciou a empresa citada pela Bloomberg.
A Fox tem há 18 anos uma parceria com aquela empresa, no âmbito da qual têm detido e gerido a rede dos canais por cabo da National Geographic.
Agora, este acordo alarga a parceria que ambas as empresas tinham na TV, já que a Fox e a National Geographic Society vão criar uma nova entidade corporativa, a National Geographic Partners, que será proprietária e irá gerir também as restantes operações de media da National Geographic – redes por cabo, estúdio de vídeo, livros, mapas, catálogos, etc., sublinha o USA Today.
O acordo dá à Fox uma posição de 73% na National Geographic Partners e a National Geographic Society fica com os restantes 27%. Juntam-se assim as actividades da revista com os seus canais por cabo e outros negócios de media.
A "joint-venture" será gerida por um conselho de administração com igual representação pela Fox e pela National Geographic. Declan Moore será o CEO da National Geographic Partners, refere a mesma fonte.
Desde que foi fundada, em 1888, a National Geographic Society tem sido uma organização sem fins lucrativos (a National Geographic Partners terá fins lucrativos), sendo que agora ficará apenas com as áreas não pertencentes às operações de media, continuando a financiar a investigação e a exploração científica.
Esta nova parceria alarmou os fãs da revista National Geographic, uma vez que Murdoch se assumiu recentemente como um "céptico em relação às alterações climáticas", salienta o The Independent. No entanto, Murdoch sublinhou que apesar de encarar essa situação com cepticismo, não a nega.