Notícia
Anunciar nos jornais triplica eficácia
Um estudo da consultora Benchmarketing conclui que os jornais aumentam a eficácia global de uma campanha publicitária e sublinha o valor da publicidade impressa.
Os anunciantes que estão a cortar na publicidade nos jornais estão a perder a batalha, conclui um estudo levado a cabo pela consultora Benchmarketing for Newsworks, que conclui que anunciar em jornais aumenta o retorno da receita global em três vezes o investimento.
O estudo divulgado na semana passada, que abrange 500 modelos econométricos construídos durante os últimos cinco anos, e cobrindo seis diferentes categorias, quis analisar o impacto das marcas de media nas campanhas publicitárias.
O estudo é publicado numa altura em que o mercado impresso atravessa tempos difíceis, com as receitas de publicidade impressa em declínio a um ritmo acelerado este ano, ao mesmo tempo que os anunciantes estão a investir mais no digital. Os gastos nos media impressos estão a cair desde 2011, enquanto os canais digitais já representaram um terço em 2015.
O estudo veio ainda procurar provar o valor da publicidade impressa. Entre outras conclusões, sublinha que os anunciantes que querem maximizar a eficácia das suas campanhas precisam de voltar aos níveis de 2013, quando o investimento em formatos impressos foi de 11,4%. Esse número caiu desde então para 7,6% em 2015, frisa a consultora.
Numa análise por sector, a pesquisa concluiu que juntar jornais a uma campanha publicitária aumenta a eficácia em 5,7 vezes no caso do sector financeiro; três vezes para viagens; 2,8 vezes para o comércio, 1,7 vezes para automóveis.
Na apresentação do estudo, Rufus Olins, responsável da Newsworks, sublinhou que os anunciantes que pretendem o melhor retorno para os seus investimentos "devem estudar estes dados". "Organizar uma campanha sem jornais é como tentar fazer um bolo sem farinha", concluiu o responsável.