Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios na indústria cai 4% em Outubro

A penalizar a evolução do volume de negócios na indústria estiveram, sobretudo, as vendas para o mercado nacional, que desceram 5,8% face ao mesmo mês do ano anterior. Em termos mensais, o volume de negócios cresceu 1,2% face a Setembro.

Miguel Baltazar
10 de Dezembro de 2015 às 11:53
  • ...

O índice que mede o volume de negócios na indústria portuguesa desceu 4% em Outubro, face ao mesmo mês do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 10 de Dezembro. Esta evolução compara com o crescimento homólogo de 0,4% registado em Setembro.

 

Em termos mensais, o volume de negócios das fábricas portuguesas cresceu 1,2%, depois da subida de 23,2% observada em Setembro.

 

A contribuir para a descida homóloga de Outubro estiveram sobretudo as vendas para o mercado nacional, que desceram 5,8% face ao mesmo mês de 2014. Já as vendas com destino ao mercado externo registaram uma diminuição mais ligeira, de 1,8%.

 

O INE explica que este resultado é parcialmente influenciado também "pelo facto de Outubro de 2015 ter menos um dia útil comparativamente ao mês homólogo".

 

No que respeita às vendas para o mercado nacional, os agrupamentos mais penalizados foram os da energia, com uma descida de homóloga de 10%, e o dos bens intermédios, cujas vendas diminuíram 6,4%. Os bens de consumo foram os únicos a registar uma variação homóloga positiva (0,7%), ainda assim inferior em quatro pontos percentuais face à verificada no mês anterior.

 

Para o mercado externo, as vendas de bens intermédios passaram de um aumento de 2,3% em Setembro para uma diminuição de 3,2% em Outubro, enquanto a energia foi o sector mais determinante para a variação do índice geral, com uma descida homóloga de 12,7%.

Segundo os dados do INE, os índices de emprego e de horas trabalhadasregistaram aumentos homólogos de 1% e de 0,4% em Outubro, respectivamente. A variação homóloga do índice de remunerações manteve-se em 2,7%. 

Ver comentários
Saber mais volume de negócios na indústria indústria Instituto Nacional de Estatística INE economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio