Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios na indústria abranda para 0,8% em novembro

Foram as vendas com destino ao mercado nacional que impediram uma maior subida, com uma redução de 2,3%, dando um contributo negativo para o índice de 1,5 pontos percentuais.

10 de Janeiro de 2025 às 11:52
  • ...

O volume de negócios na indústria abrandou para um crescimento de 0,8% em novembro, inferior em 1,2 pontos percentuais ao registado em outubro, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As vendas para o mercado externo aceleraram 0,9 pontos percentuais para uma variação de 6,4%, com a contribuição para a evolução do índice total a ascender a 2,3 pontos. Foram as vendas com destino ao mercado nacional que impediram uma maior subida, com uma redução de 2,3%, dando um contributo negativo de 1,5 pontos percentuais.

Por agrupamentos, os bens intermédios deram o contributo "mais significativo para a variação do índice agregado, 1,1 p.p., originado por uma taxa de crescimento de 3,4%". Já a "A variação dos bens de consumo situou-se em 1,9%, com um contributo de 0,5 p.p. para a variação agregado", enquanto "os bens de investimento diminuíram 4,1%" e a "divisão de fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis, diminuiu 4,7%". O agrupamento de energia também deu um contributo negativo e contraiu 0,5%.

"Em termos homólogos, as remunerações aumentaram 7,1% em novembro (7,7% no mês anterior). O emprego e as horas trabalhadas apresentaram decréscimos de 0,4% e 2,0% (aumentos de 0,1% e 1,1% em outubro)", revela ainda o INE.

Ver comentários
Saber mais Automóvel Bens de consumo Instituto Nacional de Estatística indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio