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Ralph Lauren anuncia novos cortes para poupar 140 milhões por ano
Em menos de um ano é a segunda vez que a marca de vestuário anuncia encerramento de lojas e estratégias de poupança. Desta vez vai encerrar uma loja no coração de Nova Iorque e apostar no comércio electrónico. Acções reagem em queda.
Quase um ano depois de ter anunciado a supressão de mil postos de trabalho e de 50 lojas, a marca de vestuário Ralph Lauren revelou esta terça-feira, 4 de Abril, novas medidas para poupar anualmente mais 140 milhões de dólares (cerca de 131 milhões de euros à cotação actual).
De acordo com um comunicado disponibilizado no site da empresa, estas poupanças potenciais vêm somar-se às de entre 180 e 220 milhões de dólares/ano (169 e 206 milhões de euros) que tinham sido estimadas aquando do anúncio de cortes de Junho do ano passado. Mas as poupanças não chegam sozinhas: a Ralph Lauren espera que os custos de reestruturação cheguem a 370 milhões de dólares (347 milhões de euros à cotação actual).
A redução de custos deverá ser conseguida com a transição para uma plataforma de comércio electrónico gerida pela Salesforce's Commerce Cloud. Por outro lado, a empresa vai encerrar uma loja dedicada à marca Polo em Nova Iorque (na Quinta Avenida) e integrar os produtos aí vendidos nas lojas homem e senhora da Ralph Lauren na Madison Avenue e noutras localizações na baixa daquela cidade norte-americana.
O plano, um acrescento ao "Way Forward Plan" apresentado em Junho, passa também por explorar novos conceitos de retalho, como é o caso da Ralph’s Coffee e pelo desenvolvimento de novos conceitos de loja.
Apesar de o comunicado não se referir à redução adicional de postos de trabalho, a Reuters assegura que haverá lugar a cortes nesta dimensão, perante quedas sucessivas de vendas junto do mercado norte-americano ao longo dos últimos sete anos.
Em Portugal, de acordo com o site da Ralph Lauren, a empresa tem uma loja, localizada em Modivas, no Vila do Conde The Style Outlets. No país vizinho são sete as lojas existentes. A nível mundial, a empresa conta com mais de 250 lojas fora dos EUA.