Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços da produção industrial na Zona Euro caem 7,8% em março face a 2023

As maiores descidas anuais nos preços na produção industrial foram registadas na Eslováquia (-24,6%), na Irlanda (-19,8%) e na Bélgica (-13,4%). Em Portugal a queda em termos homólogos foi de 1,7%.

Foi na indústria que se registou, em dezembro, a maior queda homóloga no financiamento das empresas.
Miguel Baltazar
06 de Maio de 2024 às 10:37
  • ...
De acordo com os números mais recentes do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, os preços da produção industrial na Zona Euro caíram 0,4% em março, face ao mês imediatamente anterior de fevereiro de 2024. Olhando para a comparação homóloga (com março de 2023), a queda foi de 7,8%.  

No que diz respeito à União Europeia, os preços da produção industrial caíram 0,5% em março face a fevereiro e 7,6% face ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o gabinete de estatística da União Europeia, em fevereiro de 2024 registou-se uma queda de 1,1% na Zona Euro e e 1% na UE.

Olhando para os diferentes segmentos industriais, em março, na Zona Euro, os preços na produção industrial aumentaram (por comparação com fevereiro): 0,1% para bens intermediários, 0,1% para bens de capital, 0,1% para bens de consumo duráveis, 0,4% para bens de consumo não duráveis. Já na energia os preços diminuiram 1,8%. "No total da indústria, os preços (excluindo energia) aumentaram 0,2%", refere o Eurostat.

No que diz respeito aos Estados-membros (para os quais existem dados disponíveis), as maiores descidas mensais nos preços na produção industrial foram registadas na Bulgária (-3,4%), na Dinamarca e na Grécia (ambas -2,3%) e em Espanha (-2,2%). Em Portugal a queda foi de 0,3% em março, quando em fevereiro tinha subido 0,2% e em janeiro 0,8%.

Foram observados aumentos na Irlanda e na Suécia (ambos +0,9%), bem como na Alemanha e na Croácia (ambos +0,2%).

Fazendo uma comparação anual, com o período homólogo de 2023, na Zona Euro os preços na produção industrial diminuíram: 4,8% para bens intermediários e 20% para a energia. Por outro lado aumentaram: 1,9% para bens de capital, 1% para bens de consumo duráveis e 0,9% para bens de consumo não duráveis. Excluindo energia, no espaço de um ano os preços na indústria diminuíram 1,3%, diz o Eurostat.

Quanto a países, as maiores descidas anuais nos preços na produção industrial foram registadas na Eslováquia (-24,6%), na Irlanda (-19,8%) e na Bélgica (-13,4%). Em Portugal a queda em termos homólogos foi de 1,7%.

Os aumentos foram observados no Luxemburgo (+16,5%) e em Malta (+0,7%).
Ver comentários
Saber mais Produção industrial Eurostat União Europeia República da Irlanda Portugal Luxemburgo Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio