Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal foi o país da Zona Euro onde os preços na produção industrial mais desceram

Preços na produção industrial subiram 4% em julho na Zona Euro face ao mês anterior. Energia voltou a ser o setor que mais contribuiu para o aumento dos custos.

Estudo defende que imposto sobre carbono é “um instrumento eficaz para Portugal reduzir emissões” e alerta para     os custos de uma ação tardia.
João Cortesão
02 de Setembro de 2022 às 11:04
  • ...
Os preços na produção industrial subiram 4% em julho na Zona Euro, quando comparado com o mês anterior, tendo Portugal sido o país onde os preços mais recuaram. Já no conjunto da União Europeia, mostram os dados esta sexta-feira divulgados pelo Eurostat, os preços na produção industrial aceleraram 3,7% face a junho. 

Já comparado com julho de 2021, os preços subiram 37,9% na Zona Euro e 37,8% na União Europeia. 

A energia voltou a ser o setor que mais contribuiu para o aumento dos custos em julho. Face a junho deste ano, os preços na produção industrial aumentaram 9% na energia, 1,2% nos bens de consumo não-duradouros, 0,9% nos bens de consumo duradouro, 0,8% nos bens de capital e 0,1% bens intermediários. "Excluindo o setor da energia os preços na indústria aumentaram 0,6%", refere o instituto.

Os maiores aumentos mensais dos preços na produção industrial verificaram-se na Irlanda (26,1%), na Hungria (9,4) e na Bulgária (8%). Em sentido contrário, está Portugal, que foi o estado-membro onde os custos mais recuaram (-1,5%) seguido pela Suécia (-1,2%) e pelo Luxemburgo (-0,9%).

Já em termos homólogos, os preços na produção industrial subiram em todos os Estados-Membros, tendo a maior subida anual ocorrido na Roménia (67,4%).
Ver comentários
Saber mais União Europeia Portugal Zona Euro Zona Euro indústria transformadora macroeconomia preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio