Notícia
Lucros da Portucel terão subido 2,3% no terceiro trimestre
A forte subida do EBITDA terá sido quase anulada pelo aumento dos custos financeiros e provisões devido à margem 'antidumping' que está a ser paga nos EUA.
A Portucel terá registado um resultado líquido de 44 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 2,3% face ao registado nos mesmos três meses de 2014.
Este valor resulta da média das estimativas dos analistas consultados pela Reuters, que assinalam que a subida dos custos financeiros e provisões anulam o efeito da forte subida do EBITDA.
Segundo a média de estimativas de três analistas, o EBITDA terá crescido 28,4% para 104 milhões de euros e as vendas aumentado 3,6% para 405 milhões de euros.
"O registo de provisões devido à margem 'antidumping' que está a ser paga nos EUA e um acréscimo de encargos financeiros não recorrente deverão afectar o resultado líquido", referiu
Carlos Jesus, analista do Caixa Banco de Investimento.
Nuno Estácio, analista do Haitong Research, prevê a continuação de uma tendência de forte melhoria no EBITDA devido aos preços mais reduzidos da madeira e mais elevados do papel, que beneficia um operador integrado como a Portucel.
"A actual situação macro económica poderá aumentar este risco, já que a remuneração para a energia renovável poderá tornar-se um alvo de medidas de austeridade", disse o mesmo analista Haitong.
Em Agosto, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos impôs uma margem provisória de 29,5% sobre os preços de exportação de papel 'uncoated' para o mercado norte-americano, no âmbito de um processo 'anti-dumping'.
A Portucel apresenta as contas do terceiro trimestre na quinta-feira, 29 de Outubro.