Notícia
Lucros da Europac sobem 9,5% no primeiro trimestre
A empresa faz notar que o crescimento dos resultados líquidos ocorreu num ambiente de "impacto negativo dos preços de mercado", com a matéria-prima mais cara e os preços de venda de papel em queda.
A produtora de papel e cartão de embalagem Europac terminou os primeiros três meses do ano com lucros de 11 milhões de euros, um aumento de 9,5% em termos homólogos. Os números da actividade da empresa foram aprovados esta terça-feira, 9 de Maio, pela administração, e dão ainda conta de um aumento das vendas na ordem de 7,2% para 282 milhões de euros, lê-se num comunicado da companhia.
A empresa sublinha o facto de os resultados surgirem numa altura em que o mercado assiste a uma queda dos preços de venda do papel (entre 3% e 5%) e a um aumento dos preços da matéria-prima (17%) face ao mesmo período de 2016, factores que serão, antecipa, "reflectidos nos resultados a partir do segundo trimestre".
A subida no volume de vendas de papel e embalagem e a "continuidade dos projectos internos de gestão" permitiram até Março compensar o "impacto negativo dos preços de mercado", justifica a empresa.
A companhia faz ainda notar que houve uma queda de 1,8 milhões de euros em encargos financeiros (45% a menos), resultado da "contínua redução da dívida e de medidas implementadas para diminuir o custo financeiro," como uma renovação de um empréstimo sindicado, efectivada em Dezembro.
A impactar positivamente as contas estiveram resultados não recorrentes no valor de 1,5 milhões de euros, oriundos da venda da Europac Logística, operação que gerou mais-valias de 2,3 milhões de euros. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceram 3,2% para 31 milhões de euros.
Durante 2017 a empresa fez duas aquisições - uma fábrica de embalagem em Lucena (Córdoba) e um centro de gestão de resíduos em Laguna de Duero (Valladolid) – e vendeu o seu operador logístico do porto comercial de Viana do Castelo ao Grupo Nogar.
A companhia industrial está presente em Espanha, França, Marrocos e Portugal. Em território nacional, a operação reparte-se pela Europac Recicla (gestão integral de resíduos em Figueira, Lisboa e Porto), Europac Kraft (fábrica de papel em Viana do Castelo), Europac Packaging (produção de cartão e embalagem, em Albarraque, Guilhabreu, Leiria e Ovar) e Europac Distribuição (Madeira).