Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ingleses e alemães na mira dos urinóis sem água da Sanindusa

A empresa de Aveiro investiu 150 mil euros para criar um produto mais ecológico, que já vendeu em dez mercados europeus e africanos.

14 de Janeiro de 2016 às 18:39
  • 1
  • ...

Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, Tunísia, Rússia, Angola, Marrocos e Eslovénia. Estes são os países onde a Sanindusa já vendeu o "Like", um urinol inovador em que a água é utilizada apenas pontualmente no processo de limpeza.

Segundo disse ao Negócios a directora de comunicação da empresa, Elsa Gala, este novo produto começou a ser vendido em 2015, sobretudo nos países europeus, tendo como alvos prioritários os "mercados mais maduros, interessados e cientes das questões ambientais e da necessidade de poupança de recursos hídricos e económicos".

Esta indústria com sede em Aveiro, que no ano passado facturou 39 milhões de euros, investiu perto de 150 mil euros neste projecto, cujo desenvolvimento demorou cerca de ano e meio. Além de complementar a gama de urinóis da empresa, este sistema responde a duas "prioridades de gestão" – a higiene e a protecção do meio ambiente – e promete poupar entre 80.000 e 120.000 litros de água por ano.

Criada em 1991, a Sanindusa iniciou dois anos depois a produção de sanitários e emprega directamente 480 trabalhadores em Portugal. No último exercício, 70% da produção seguiu para os mercados internacionais. Os principais Espanha, França e Alemanha, que Elsa Gala reclama serem "bastante exigentes" e onde "a concorrência é fortíssima".

Urinol sem água?

Apresentado como 100% higiénico e sem cheiros, este modelo concebido pela designer Suzana Nobre possui uma válvula de descarga composta por uma membrana selante (que evita a saída dos odores) e por um anel desodorizante para garantir um aroma agradável, com a empresa a garantir que todos os químicos utilizados na sua composição são "ambientalmente seguros".

"O sistema de funcionamento do urinol é funcional, simples e prático. A membrana permite apenas a entrada de líquidos para o sistema de drenagem e não o refluxo. Ao passar pela válvula, o líquido provoca a abertura da membrana, fechando por vácuo logo de seguida, prevenindo igualmente a emissão de odores do esgoto", detalha a Sanindusa, que fez um vídeo para explicar como funciona este urinol sem água.

Ver comentários
Saber mais Sanindusa indústria sanitários Aveiro inovação PME internacionalização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio