Notícia
Ingleses e alemães na mira dos urinóis sem água da Sanindusa
A empresa de Aveiro investiu 150 mil euros para criar um produto mais ecológico, que já vendeu em dez mercados europeus e africanos.
Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, Tunísia, Rússia, Angola, Marrocos e Eslovénia. Estes são os países onde a Sanindusa já vendeu o "Like", um urinol inovador em que a água é utilizada apenas pontualmente no processo de limpeza.
Segundo disse ao Negócios a directora de comunicação da empresa, Elsa Gala, este novo produto começou a ser vendido em 2015, sobretudo nos países europeus, tendo como alvos prioritários os "mercados mais maduros, interessados e cientes das questões ambientais e da necessidade de poupança de recursos hídricos e económicos".
Criada em 1991, a Sanindusa iniciou dois anos depois a produção de sanitários e emprega directamente 480 trabalhadores em Portugal. No último exercício, 70% da produção seguiu para os mercados internacionais. Os principais Espanha, França e Alemanha, que Elsa Gala reclama serem "bastante exigentes" e onde "a concorrência é fortíssima".
Urinol sem água?
Apresentado como 100% higiénico e sem cheiros, este modelo concebido pela designer Suzana Nobre possui uma válvula de descarga composta por uma membrana selante (que evita a saída dos odores) e por um anel desodorizante para garantir um aroma agradável, com a empresa a garantir que todos os químicos utilizados na sua composição são "ambientalmente seguros".
"O sistema de funcionamento do urinol é funcional, simples e prático. A membrana permite apenas a entrada de líquidos para o sistema de drenagem e não o refluxo. Ao passar pela válvula, o líquido provoca a abertura da membrana, fechando por vácuo logo de seguida, prevenindo igualmente a emissão de odores do esgoto", detalha a Sanindusa, que fez um vídeo para explicar como funciona este urinol sem água.