Notícia
Exportações de calçado voltam a subir
Em 2016, o sector exportou 1.923 milhões de euros, um crescimento de 3,2% face a 2015, o que equivale a mais de 81 milhões de pares de calçado.
As exportações de calçado voltaram a subir no ano passado, tendo o sector vendido mais de 81 milhões de pares para o exterior, um aumento de 3,2% face a 2015 e que totaliza 1.923 milhões de euros.
A associação do sector, a APICCAPS, diz que estes valores são "um novo máximo histórico". "Este é o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas nos mercados externos. Desde 2009, as exportações já aumentaram mais de 55%. O calçado português cresceu em praticamente todos os mais relevantes mercados externos", referiu a associação em comunicado.
As exportações nacionais estão a aumentar para todos os principais mercados do calçado nacional, "com excepção do Reino Unido", garantiu a APICCAPS. As taxas de crescimento mais elevadas são em mercados menos tradicionais para o calçado: "China (3108%), Emirados Árabes Unidos (608%), Estados Unidos (461%), Austrália (363%) e Polónia (295%)", referiu a associação.
O preço médio de exportação subiu 24%. "Entre os principais produtores mundiais de calçado, Portugal apresenta mesmo o segundo maior preço médio de exportação", referiu a APICCAPS.
Estes dados são divulgados na véspera da Micam, a maior feira de calçado do mundo, que terá lugar a partir deste Domingo, em Milão e onde estarão 97 empresas. O evento conta com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.