Notícia
Energia dita nova queda do volume de negócios na indústria
O volume de negócios da indústria caiu em Julho 0,8%, num período em que contribuiu para este comportamento quer o mercado nacional quer o internacional. O sector da energia foi o que mais penalizou o índice.
O volume de negócios da indústria voltou a diminuir, em Julho, depois de no mês anterior ter registado um aumento. O índice de volume de negócios da indústria diminuiu 0,8%, quando comparado com igual período do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 8 de Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A contribuir para esta quebra esteve o agrupamento de energia, cuja quebra homóloga foi de 4,5%, e o de bens intermédios, cuja descida foi de 2,3%. Já os agrupamentos de bens e consumo e de bens de investimento registaram aumentos de 3,7% e 0,2%, respectivamente.
A queda do volume de negócios foi verificada quer no mercado nacional (-0,4%), quer no internacional (-1,4%), sendo que em ambos os casos foi o sector da energia que mais justificou o comportamento.
"Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas na indústria apresentaram aumentos homólogos de 0,5%, 2,0% e 0,2% em Julho (0,4%, 3,7% e 0,8% no mês anterior), respectivamente", revela o INE.