Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Mimosa torna permanente suplemento de 1 cêntimo por litro aos produtores de leite

A Lactogal diz que a medida representa mais de oito milhões euros anuais adicionalmente pagos à produção. Em 2023, a Lactogal processou mais de 1.235,7 milhões de litros de leite.

20 de Dezembro de 2024 às 12:11
  • ...

A Lactogal, que detém marcas como Mimosa, Agros, Matinal, Gresso ou Vigor, chegou a acordo com os acionistas para tornar permanente o suplemento temporário de mais um cêntimo por litro de leite a todos os produtores, a partir de 1 de janeiro de 2025.

Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a Lactogal diz que a medida representa mais de oito milhões euros anuais adicionalmente pagos à produção.

Este suplemento temporário - que foi atribuído nos meses de novembro e dezembro - vai ser incorporado no preço base do leite, o que fará com que se "garanta o pagamento de uma remuneração justa aos produtores pelo trabalho diário realizado", sublinha.

"Trata-se de um acordo sustentável economicamente porque contribui para a viabilidade das unidades produtivas leiteiras no nosso país; e é sustentável ambientalmente, porque o pagamento deste valor estará associado ao cumprimento de critérios objetivamente definidos e diretamente ligados ao bem-estar animal, à redução das emissões de gases com efeito de estufa, à biodiversidade, entre outros", diz o presidente do conselho de administração da Lactogal, José Marques, citado na mesma nota.

A Lactogal, com um volume de negócios de 1.131 milhões de euros, processou, ao longo de 2023, mais de 1.235,7 milhões de litros de leite.

Fundada em 1996, herdou, das empresas que a constituíram (Agros - União de Cooperativas de Produtores de Leite, Proleite - Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, e a Lacticoop - União de Cooperativas de entre Douro e Mondego) os seus ativos industriais e as principais marcas que constituem ainda hoje, o seu maior património. Atualmente, conta com sete fábricas na Península Ibérica, empregando mais de 1.500 trabalhadores.

Do portefólio fazem marcas como a Mimosa, Agros, Matinal, Gresso, Vigor, Pleno, Castelões, Milhafre dos Açores, Primor, Serra Dourada, Castelinhos, Serra da Penha, Fresky e, mais recentemente, a Queijos Santiago.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas Lactogal Mimosa leite indústria agricultura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio