Notícia
Portugal com segunda maior descida do preço do leite na UE
Estimativas preliminares indicam que o preço médio dos produtos agrícolas na UE desceu 2% este ano, depois de três anos a subir, incluindo dois de forma acentuada. Cereais tiveram maior diminuição face a 2023, enquanto o azeite o maior incremento no conjunto dos 27.
Os preços do leite baixaram em 16 países da União Europeia (UE), com Portugal a protagonizar a segunda maior descida em todo o bloco, revelam estimativas preliminares relativas a este ano publicadas esta quinta-feira pelo Eurostat.
A diminuição mais acentuada foi registada na Finlândia (-12%), seguindo-se Portugal (-10%) e Espanha (-8%). Em sentido inverso, os aumentos mais expressivos foram sinalizados na Irlanda (+15%), Lituânia (+11%) e Letónia (+10%), de acordo com o gabinete de estatísticas europeu que explica que os números de 2024 resultam de uma estimativa e explica, por exemplo, não haver dados relativos a Itália e Suécia.
A informação relativa ao leite integra as estimativas preliminares do preço médio dos produtos agrícolas na UE que desceu 2% este ano, depois de "acentuados aumentos em 2021 e 2022 e de uma modesta subida em 2023".
Olhando para a "cesta" houve evoluções distintas. Azeite (+30%), batatas (incluindo sementes, +12%) e fruta (+7%) foram os produtos com maiores incrementos no conjunto do bloco dos 27 este ano, com o Eurostat a assinalar também uma ligeira subida no gado (+2%) e no leite (+1%). Em sentido oposto, cereais (-15%), ovos (-8%), suínos (-7%), aves de capoeira (-6%) e legumes e produtos hortícolas (-2%) tiveram as maiores reduções de preço face a 2023.