Notícia
Dinamarquesa Ecco “calça” 1.400 empregos e 12 lojas em Portugal
A fabricante de calçado tem uma unidade industrial em Santa Maria da Feira, que é responsável por 15% da produção do grupo, e acaba de reabrir as suas duas lojas de rua em Portugal, no Porto e em Lisboa, com a oferta de 30% de desconto.
A dinamarquesa Ecco, uma das maiores fabricantes mundiais de calçado, chegou a Portugal em 1984, naquele que foi o seu primeiro investimento industrial fora do país de origem, com a abertura de uma fábrica em São João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira.
Na década de 90 do século passado, com uma produção de quatro milhões de pares de sapatos anuais, empregava 1.700 pessoas e ostentava o título de maior produtora de calçado em Portugal.
Mas tudo mudou na primeira década do novo século. A partir de 2006, ano em que apenas fabricou 2,6 milhões de pares, os custos de produção começaram a aumentar, e em 2008 já só saíram da fábrica da Feira 500 mil pares de sapatos.
Três anos depois, a multinacional nórdica decidiu encerrar a produção em Portugal, tendo apenas mantido 120 funcionários na área de investigação e desenvolvimento, que viria a tornar-se o principal centro de I&D do grupo em 2010.
Entretanto, na sequência das graves cheias no Outono de 2011 na Tailândia, que destruiu a sua base produtiva local, a Ecco decidiu fazer regressa a produção a Portugal.
E voltou assim a tornar-se uma das gigantes do setor em Portugal: a fábrica e o centro de desenvolvimento da multinacional na Feira emprega 1.400 pessoas e é responsável por 15% da produção do grupo, que detém ainda 12 lojas em território português.
Entretanto, numa altura em que Portugal começa gradualmente a regressar à normalidade, a Ecco acaba de reabrir as suas lojas de rua em Portugal, situadas na Rua de Santa Catarina no Porto e na Praça dos Restauradores em Lisboa.
"De forma a assinalar esta data, a marca está a oferecer 30% de desconto em artigos selecionados, uma campanha em vigor até ao próximo dia 10 de maio", avança a empresa, em comunicado.
Para Marco Costa, Retail Manager da marca em Portugal, "Estávamos ansiosos por abrir novamente as nossas lojas.
"Começámos pelas lojas de rua, devido às regras do plano de desconfinamento do Governo, mas em breve iremos reabrir todas as restantes lojas de norte a sul do país que se situam nos centros comerciais", adiantou Marco Costa, retail manager da marca em Portugal.
A Ecco é uma empresa familiar, fundada na Dinamarca em 1963, tem mais de 2.250 lojas em todo o mundo e emprega 21.300 pessoas.