Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Contratação, preços e juros são nuvens no horizonte

Mais de metade dos empresários acreditam que a dificuldade de contratação continuará a ser a principal dificuldade ao longo do ano. Inflação, custos de financiamento e queda da procura também preocupam. Até junho, quase 50% subiram a faturação mas perto de 40% diminuíram.
Hugo Neutel, Vítor Rodrigues Oliveira e Maria João Babo 05 de Julho de 2023 às 10:59

Depois de um primeiro semestre em que foi impactado pela dificuldade de contratação, inflação alta e custos de financiamento crescentes devido à subida dos juros, a indústria adivinha que a segunda metade de 2023 não deverá trazer um alívio nesses aspetos. A conclusão é do último inquérito da Associação Empresarial de Portugal (AEP) aos associados.

Entre o balanço do primeiro semestre e a perspetiva para o segundo "há questões constantes, nomeadamente a dificuldade de contratação de mão de obra, a inflação e as taxas de juro, agora agravadas com a redução da procura interna e externa que já se começa a fazer sentir", diz Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, ao Negócios.

O vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Rafael Campos Pereira, converge no diagnóstico. "Os três maiores desafios para a indústria como um todo são os recursos humanos, a descarbonização e a transição digital", afirma.

Na análise, a AEP elenca dez fatores que influenciam a atividade económica e desafia os decisores a avaliarem a importância de cada um deles na respetiva organização, com uma de quatro classificações: "nada significativo", "pouco significativo", "significativo" ou "muito significativo".

Ver comentários
Saber mais Associação Empresarial de Portugal AEP Luís Miguel Ribeiro Portugal PRR associações empresariais indústria perspetivas contratação preços juros inflação
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio