Notícia
Continental Mabor gerou lucro recorde em 2013
Fábrica de pneus do grupo alemão, instalada em Famalicão, facturou 794 milhões de euros no ano passado, tendo exportado 98% da produção para 67 países.
A Continental Mabor registou um resultado líquido de 195,7 milhões de euros em 2013, que compara com os 186,6 milhões de euros no ano anterior, o que representa um novo recorde de lucro anual para esta indústria de pneus.
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela empresa, que emprega 1.704 pessoas na fábrica de Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, no ano passado o volume de negócios quebrou ligeiramente, baixando de 796 milhões de euros para 794 milhões de euros.
Com a quase totalidade (98%) dos 16,4 milhões de pneus produzidos anualmente a ultrapassarem as fronteiras, esta que é uma das maiores exportadoras nacionais explicou o recorde nos resultados líquidos com a “produção de um volume superior na gama alta”. E é precisamente nestes Pneus de Alta Performance (segmento UHP), para jantes cada vez maiores e índices de velocidade mais elevados, que a administração quer continuar a apostar.
O mercado alemão continua a ser o principal destino dos produtos fabricados, com uma quota de 31%, seguindo-se o Reino Unido (10%), Espanha e França (ambos com 7%). No total, foram 22 as marcas de automóveis equipadas com estes pneus produzidos em Lousado.
Pedro Carreira, que assumiu em Setembro do ano passado a presidência do conselho de administração, apontou que “estes resultados são muito significativos, já que ao longo do ano se registou um clima de alguma instabilidade nos mercados internacionais”. O VAB (Valor Acrescentado Bruto) gerado pela empresa cresceu de 316 para 347 milhões de euros, tendo o capital próprio ascendido a 264 milhões de euros (mais 14 milhões do que em 2012).
Em Outubro, naaquela que foi a sua primeira entrevista desde que assumira o cargo, o gestor assumiu ao Negócios que a recessão no sector automóvel arrastou a conclusão do investimento de 83 milhões para este ano e antecipou conversações com a "casa-mãe" alemã para um novo ciclo de investimentos na fábrica de pneus.
Além dessa unidade industrial, o grupo Continental controla mais quatro empresas em Portugal – Continental Pneus (comercialização de pneus), Continental - Indústria Têxtil do Ave (produtora de telas têxteis), Continental Lemmerz (montagem de rodas) e Continental Teves (fabricante de sistemas de travagem). No total, assegura 2.302 empregos directos e facturou um total de 1.043 milhões de euros em 2013.