Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Capital chinês entra no grupo que detém as salsichas Nobre

Em 2006 a portuguesa Nobre passou para as mãos da norte-americana Smithfield, que em 2008 se fundiu com a Campofrio, que agora passou a ter como maior accionista a chinesa Shuanghui.

27 de Setembro de 2013 às 09:11
  • ...

A companhia chinesa Shuanghui International Holdings concluiu a aquisição da norte-americana Smithfield, negócio com o qual assumiu a posição de maior accionista da espanhola Campofrio, proprietário há vários anos da empresa portuguesa de produtos de charcutaria Nobre.

 

Embora a Shuanghui tenha ficado com 36,9% da Campofrio, a empresa chinesa não lançará uma oferta pública de aquisição (OPA) do restante capital do grupo que controla a Nobre, uma vez que a companhia asiática preferiu comprometer-se a reduzir a sua participação na Campofrio.

 

Segundo um comunicado publicado esta sexta-feira pela CNMV, a Shuanghui veio manifestar “a sua intenção de alienar o número de acções necessário para reduzir a sua participação indirecta no capital da Campofrio abaixo dos 30% de direitos de voto na Campofrio no prazo de três meses”.

 

Até que essa alienação se concretize, o novo accionista chinês apenas exercerá os seus direitos de voto na Campofrio limitados a 30%.

 

A Nobre passou a fazer parte do grupo Campofrio em 2008, quando este acordou uma fusão com a Smithfield, a qual tinha adquirido em 2006 a empresa portuguesa. Detentora de uma fábrica em Rio Maior, onde nasceu a partir de um negócio familiar há quase um século, a Nobre tem ainda instalações na Maia, em Lisboa e em Portimão.

Ver comentários
Saber mais Nobre Campofrio Smithfield Shuanghui
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio