Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas na AM Porto nos 1 262 €/m2

O Sistema de Informação Residencial (SIR) reúne dados sobre a actividade imobiliária de mais de 90 empresas de promoção e de mediação imobiliária. O preço médio das vendas efectuadas no 3º trimestre, na AM Porto foi de 1 262 €/m2. O diferencial entre os valores em oferta e os preços de venda agravaram-se no 3º trimestre face ao trimestre anterior.

27 de Abril de 2009 às 11:00
  • ...
O Sistema de Informação Residencial (SIR) reúne dados sobre a actividade imobiliária de mais de 90 empresas de promoção e de mediação imobiliária, tratando informação estatística sobre volume, valores de oferta e preços de venda e desenvolvendo indicadores como taxas de desconto e tempos de absorção que permitem o acompanhamento da evolução do mercado.

O SIR tem a capacidade de fornecer informação com grande nível de desagregação, prestando essa informação ao nível das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e da região do Algarve.


A informação sobre a oferta e as vendas de imóveis habitacionais na AM Porto, segundo o SIR, para o 3º trimestre de 2008, registou uma redução quer do stock de oferta como do volume de vendas, quando comparado com o trimestre anterior. Pelo contrário, o valor médio da oferta aumentou, tendo o preço médio de venda caminhado no sentido oposto. Foi no segmento de alojamentos usados onde mais se agravou o diferencial entre os valores de oferta e os preços de venda. No 3º trimestre assistiu-se, a par destas alterações, a um aumento do tempo de absorção.

Relativamente aos preços, o preço médio das vendas efectuadas no 3º trimestre foi de 1 262 €/m2. O diferencial entre os valores em oferta e os preços de venda agravaram-se no 3º trimestre face ao trimestre anterior. As ofertas registaram um valor médio de 1 451 €/m2, no entanto, as vendas tal como foi referido anteriormente, fazem-se por valores mais baixos, existindo um diferencial de -13,0% entre o preço de venda e o de oferta, este desfasamento no 2º trimestre foi de apenas -1,7%.

Novos vs Usados

O segmento de mercado de alojamentos novos representa 61% da oferta do 3º trimestre de 2008 na base de dados do SIR. O peso das vendas de fogos novos tem sido superior ao seu peso na oferta. Ou seja, a dinâmica de vendas favorece os alojamentos novos. No entanto, no 3º trimestre a participação dos alojamentos novos nas vendas caiu para 65%, quando nos dois trimestres anteriores tinha sido de 71%, sinalizando alguma dificuldade do segmento de fogos novos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio