Notícia
Venda de casas recupera com descida de juros e inflação
Imobiliárias ouvidas pelo Dinheiro Vivo dão conta de um aumento do número de transações no início deste ano, contrariando a quebra do ano passado. Preços continuam a subir
A venda de casas recuperou no início deste ano, depois da quebra do ano passado, de acordo com as empresas do setor imobiliário ouvidas pelo Dinheiro Vivo.
No ano passado venderam-se 136 mil casas, menos 18,7% do que no ano anterior. Beatriz Rubio, CEO da Remax, dá conta de uma dinâmica "um pouco mais robusta" no arranque deste ano.
No primeiro trimestre deste ano mediadora Zome registou um crescimento de 41% nas transações, de 45% no número de casas vendidas e de 28% na faturação. O CEO Carlos Santos, também ouvido pelo jornal, afima que a descida da inflação e as perspetivas de descida de taxas de juro "estão a animar o mercado".
A Keller Williams fechou o primeiro trimestre com uma faturação de 14,3 milhões, mais 18% do que em período homólogo, devido a um aumento de 14% nas transações. A A Engel & Völkers confirma a tendência.
Neste cenário, o preço das casas volta a acelerar: 2,2% face ao trimestre anterior, de acordo com os dados da Confidencial Imobiliário.
Os responsáveis do setor reconhecem no entanto alguma incerteza para o resto do ano.