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Valor médio das vendas atinge 1 849 €/m2 no Algarve

O preço médio das vendas efectuadas no ano 2008 foi de 1 849 €/m2, na comparação semestral, resulta que os preços e o volume das vendas desaceleraram do 1º para o 2º semestre do último ano. Assim, as vendas processaram-se, no 1º semestre de 2008, ao preço médio de 1 956 €/m2, cerca de 5,7% acima do preço médio anual.

25 de Maio de 2009 às 10:00
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A Confidencial Imobiliário é detentora da base de dados SIR – Sistema de Informação Residencial, onde analisa informação sobre a oferta e as vendas de imóveis habitacionais nas várias regiões do país, recolhendo essa informação através de uma pool de empresas promotoras e mediadoras de imobiliário. Para a região do Algarve a base de dados SIR, registou em 2008 cerca de 7,6 mil fogos provenientes de 17 empresas que trabalham nesse mercado. O volume da oferta habitacional reunida por esta pool tem vindo a crescer, face ao ano de 2007, com um crescimento de 28%. Numa análise por segmentos de mercado, cerca de 73% da oferta é constituída por apartamentos, sendo o valor médio dessa oferta de 2 571 €/m2.

O preço médio das vendas efectuadas no ano 2008 foi de 1 849 €/m2, na comparação semestral, resulta que os preços e o volume das vendas desaceleraram do 1º para o 2º semestre do último ano. Assim, as vendas processaram-se, no 1º semestre de 2008, ao preço médio de 1 956 €/m2, cerca de 5,7% acima do preço médio anual.

O diferencial entre os valores em oferta e os preços de venda agravaram-se ao longo do ano de 2008. As ofertas registaram um valor médio superior ao das vendas apresentando um diferencial de -28%, entre o preço de venda e o de oferta, este desfasamento no 1º semestre foi de apenas -13%. Os diferenciais entre preços de venda e oferta tornam-se ainda mais negativos no caso dos apartamentos, atingindo um diferencial de -32%, a diferença nas moradias fica-se pelos -14%.


Novos versus Usados

O segmento de mercado de alojamentos novos representou 75% da oferta existente na base de dados SIR em 2008. O peso das vendas de fogos novos é inferior ao seu peso na oferta. Ou seja, a dinâmica de vendas no Algarve favorece os alojamentos usados. A maior relevância dos fogos usados nas vendas, explica, em parte, o desfasamento negativo entre os preços praticados nas vendas e os valores existentes para a oferta, evidenciando que o mercado de usados tem maior capacidade de ajustamento dos preços de venda.

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