Notícia
Israelita Taga Urbanic vai investir 60 milhões em casas de luxo na antiga Seca do Bacalhau
Com uma carteira de duas dezenas de empreendimentos imobiliários em Portugal, onde chegou há pouco mais de quatro anos, arrancou agora com a construção do complexo residencial Sal D’Ouro, na foz de Vila Nova de Gaia.
Fundado há quatro décadas por Zohar Gafni e Ariel Chilkiyahu, o grupo israelita Taga Urbanic desenvolveu mais de meia centenas de projetos imobiliários em Israel, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, num total de mais de três unidades, até que descobriu Portugal em 2018, nomeadamente o Porto, onde comprou, de uma assentada, quatro edifícios para reabilitação na zona histórica da cidade.
Em 2021, o diretor de operações anunciava que o grupo israelita tinha 250 milhões de euros para investir no Porto e em Gaia, nos dois anos seguintes.
Ora, a Taga Urbanic conta actualmente em Portugal com 19 empreendimentos imobiliários em diferentes fases de execução que, de acordo com o grupo, resultarão na construção de quase duas mil unidades, nos próximos anos, em localidades como Porto, Gaia, Maia ou Setúbal.
Curiosamente, um dos projetos "made in" Taga Urbanic no Porto situa-se na Rua Monte dos Judeus, topónimo que provém do cemitério israelita que ali existiu. Trata-se de um edifício residencial, resultante do restauro de uma casa burguesa centenária, que é composto por meia dúzia de apartamentos, de tipologias T0 a T2.
Empreendimento Sal D’Ouro vai ter mais de 200 casas
Entretanto, o grupo israelita arrancou este mês com a construção do edifício residencial Sal D’Ouro, junto à foz de Vila Nova de Gaia, no terreno da antiga Seca do Bacalhau.
O edifício será compost por 31 apartamentos, de T1 a T4 com a´reas entre 51 e 144 metros quadrados, dotados de terraços e/ou jardins privativos e vistas dietas para o mar e a reserva natural do estuário do rio Douro.
Com projeto de arquitectura do gabinete Ventura + Partners e conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025, este edifício marca a primeira fase do complexo a erguer pela Taga Urbanic na Seca do Bacalhau, que "consistirá em mais de 200 frações com diferentes características e tipologias", num investimento previsto de "cerca de 60 milhões de euros no empreendimento residencial Sal D’Ouro", revela a empresa, em comunicado.
Em termos de comercialização, a cargo das consultoras Réplica e Global Key, "o ‘target’ deste projeto são as famílias de classe média-alta e estrangeiros interessados em viver um estilo de vida moderno, junto ao mar", enfatiza a promotora.
"Dentro das ‘amenidades’ do edifício destacamos o ginásio equipado, com vista para o mar, o vistoso lobby com pé direito duplo, um parque de estacionamento com estação para bicicletas, área de banho para animais de estimação, tomadas para carregamento de veículos elétricos, varandas e jardins privativos", realça Manuel Carlos Carvalho, CEO da Réplica.
Sal D’Ouro é o terceiro de cinco projetos que a Taga Urbanic está a promover em Gaia
O Sal D’Ouro insere-se na grande aposta que a Taga Urbanic está a desenvolver em Gaia, sendo este o terceiro, de um total de cinco projetos, que estão a promover neste concelho.
"Acreditamos muito no potencial de Gaia, especialmente nesta zona da Seca do Bacalhau, onde se localiza o Sal D’Ouro", afirma Tzafrir Fiks, head of marketing da Taga Urbanic.
"Apaixonámo-nos de imediato por esta região e percebemos o seu potencial como zona natural tranquila, perto de tudo, mas suficientemente longe para viver com tranquilidade e sossego junto ao mar", confidencia.
E remata: "Acreditamos que podemos realmente ajudar a desenvolver esta zona que se vai transformar na Foz de Gaia, e tinha que fazer parte da nossa estratégia adquirir o maior número de lotes possível, o que resultou na aquisição de seis lotes e mais de 200 casas futuras."