Notícia
Investimento em imobiliário comercial na Europa em mínimo de seis anos
O investimento em imobiliário comercial na Europa cifrou-se em 44,5 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, uma queda homóloga de 32% e o valor mais baixo desde os primeiros três meses de 2013. Segmento residencial supera o retalho em dois mil milhões de euros.
O investimento em imobiliário comercial na Europa cifrou-se em 44,5 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, uma queda homóloga de 32% e o valor mais baixo desde os primeiros três meses de 2013, indica um relatório da consultora Real Capital Analytics (RCA) citado pelo site PropertyEU.
A RCA assinala que o valor registado entre janeiro e março fica muito abaixo da média de 71 mil milhões de euros observadas nos primeiros trimestres dos anos mais recentes. O abrandamento da economia e a incerteza política está a penalizar o mercado, refere o documento.
No segmento residencial, a consultora refere Portugal como um dos mercados onde o investimento atingiu recordes nos últimos 12 meses, juntamente com a Bélgica, Holanda e Irlanda.
O investimento no residencial superou em dois mil milhões de euros o valor aplicado no retalho, indica ainda a RCA.
"Os investidores aparentam estar a alocar o capital para classes alternativas de ativos imobiliários e em particular o segmento residencial em detrimento do retalho", refere Tom Leahy, diretor da RCA para a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
"O impacto do ‘e-commerce’ na quota de mercado das lojas físicas fragilizou a reputação do retalho como um segmento imobiliário de rendimento estável", acrescenta.