Notícia
Fisco tem um novo senhorio no Parque das Nações
O edifício ExpoFinanças, no Parque das Nações, foi vendido pelo fundo Imosocial a um investidor institucional internacional. O edifício encontra-se totalmente ocupado pela Direcção Distrital de Finanças de Lisboa.
O edifício ExpoFinanças, no Parque das Nações, foi vendido pelo fundo Imosocial a um investidor institucional internacional não identificado, representado pela FS Capital, indicou esta quarta-feira a JLL, que representou o vendedor na operação. O edifício alberga a sede da Direcção Distrital de Finanças de Lisboa. O contrato de arrendamento que vigorava na altura com o Ministério das Finanças tinha a duração de 15 anos, sendo renovável.
O valor da transacção do imóvel de cinco pisos e com 11.453 metros quadrados (m²) de área construída não foi revelado.
A JLL anunciou ainda a venda da Torre Zen, também no Parque das Nações, à Merlin Properties, empresa espanhola controlada pelo banco Santander. A empresa espanhola tinha revelado em Abril a aquisição do edifício por 33,3 milhões de euros.
A Merlin tem estado particularmente activa no mercado português, tendo adquirido na semana passada o Almada Forum por 407 milhões de euros. A empresa espanhola detém seis edifícios de escritórios na capital portuguesa, com uma área total de 70.000 m², pretendendo duplicar este valor e assumir a liderança do mercado de escritórios em Lisboa.
A Torre Zen possui uma área bruta locável de 10.515 m² distribuída por 14 pisos, aos quais se somam cinco pisos subterrâneos com 331 lugares de estacionamento, tendo como inquilinos a Danone, a Padaria Portuguesa, a Upstar Comunicações e a Avigilon, entre outros.
"Estas transacções comprovam o apetite de investidores nacionais e internacionais por activos de escritórios na zona do Parque das Nações", sublinha Fernando Ferreira, director de Capital Markets da JLL, citado em comunicado.
O responsável confia que "esta dinâmica irá manter-se ao longo do ano, com outros activos a virem para o mercado no segundo semestre".