Notícia
Investimento em imobiliário comercial poderá atingir os 2.500 milhões em 2018
A consultora JLL admite que “não é ser demasiado optimista“ prever que o investimento em imobiliário comercial chegue aos 2.500 milhões de euros em 2018. Retalho vai ser a área mais dinâmica.
Pedro Lancastre, director-geral da JLL em Portugal, acredita que, "no mínimo, deve voltar-se a atingir um volume perto dos 2.000 milhões de euros" e que "não é ser demasiado optimista atingirmos os 2.500 milhões de euros". Este valor, a confirmar-se, supera o registado no ano de 2017. Os dados preliminares da JLL indicam que o investimento em imobiliário comercial no ano passado atingiu um volume de cerca de 1.900 milhões de euros.
Director-geral da JLL em Portugal
Apesar destas perspectivas de crescimento, Pedro Lancastre não esconde que há alguns desafios que podem interferir com esta visão para 2018. "Um deles é de cariz político e macroeconómico e tem a ver com a estabilidade do país. É preciso que a política fiscal se mantenha estável e que Portugal continue o seu percurso de credibilização nos mercados internacionais". Um outro desafio prende-se com a ausência de escritórios novos. O líder da consultora aponta que, se as firmas internacionais não encontram em Portugal "escritórios modernos e com condições que respondam plenamente aos seus requisitos e aos seus elevados ‘standards’ de qualidade", podem procurar alternativas em outros países.
Olhando para além de 2018, o responsável assume que "não é muito fácil projectar a longo-prazo". Contudo, Pedro Lancastre, refere que o "forte interesse dos investidores internacionais no imobiliário português está instalado e os sectores ocupacionais, que sustentam a boa dinâmica do investimento, também devem continuar a viver momentos positivos além de 2018, tendo em conta que a oferta nova para dar resposta à crescente procura sentida actualmente deverá começar a ganhar escala no final deste ano e no próximo".
Como foi o ano de 2017?
Investimento em imobiliário num novo patamar
O investimento em imobiliário comercial atingiu um volume de cerca de 1.900 milhões de euros. Este valor representa um crescimento face aos 1.254 milhões de euros registados em 2016. E "projecta o ano de 2017 para um patamar nunca atingido em Portugal".
Retalho e Escritórios em destaque
A consultora JLL explicou, em comunicado, que o investimento em imobiliário comercial no ano passado foi destinado em particular aos mercados de retalho e de escritórios "embora o industrial/logístico tenha este ano mais do que quadruplicado o seu peso, ao protagonizar o maior negócio do ano".
Fundos de investimento dominam
Em 2017, e segundo o comunicado da consultora JLL, a actividade imobiliária comercial foi dominada pelos fundos de investimento (68% do total), sendo que os investidores internacionais expandiram a sua quota no volume investido em Portugal – de 85% para 91% em 2017.