Notícia
Faltam mais de 13 mil camas para estudantes em Lisboa, Porto e Coimbra
Um estudo da JLL e da Uniplaces revela a falta de oferta de alojamento para estudantes que cumpram padrões de qualidade europeia. A lacuna de mercado está já a motivar o interesse de investidores imobiliários.
Faltam entre 13 mil e 18 mil camas para estudantes nos três principais pólos universitários de Portugal: Lisboa, Porto e Coimbra.
A conclusão é de um estudo da consultora imobiliária JLL e da plataforma de alojamento Uniplaces, que destacam o forte crescimento de estudantes estrangeiros em Portugal, número que duplicou desde 2010.
As entidades destacam esta área como uma das mais atractivas para os investidores imobiliários, que estão "activamente à procura de terrenos ou edifícios para reabilitar nas principais cidades universitárias portuguesas".
"Se a este fluxo juntarmos os estudantes nacionais que necessitam de alojamento nas cidades em que estudam, vemos que existe hoje um enorme desequilíbrio entre a procura e a oferta de residências universitárias de qualidade, que tenham valências de apoio e serviços associado", considera Maria Empis da JLL.
Retrato de Lisboa
Lisboa é onde essa lacuna é maior: faltam cerca de 10 mil camas. Nesta altura, estão em preparação entre três mil e quatro mil novos quartos, em projectos da Temprano Capital Partners, Staytoo, Uhub, Student Ville e da própria Universidade de Lisboa.
A oferta actual em Lisboa é constituída por 380 quartos em residências universitárias privadas, 5.300 quartos em apartamentos privados, 1.800 quartos em alojamento universitário público e 1.400 quartos em apartamentos geridos por operadores especializados no sector. Total: 8.880 quartos.
Segundo o estudo, Lisboa tem quase 114 mil estudantes, dos quais 56 mil deslocados. Destes últimos, 16 mil são estrangeiros. A renda mensal na plataforma Uniplaces é de 500 euros.
Retrato do Porto
O Porto precisaria de cerca de quatro mil camas, prevendo-se já entre 2.500 e 3.500 em curso. A Invicta tem actualmente para oferecer 290 quartos em residências privadas, 2.400 quartos em apartamentos privados, 1.250 quartos em residências académicas públicas, a que se juntam 420 quartos geridos por operadores do sector. Total: 4.360.
Com mais de 56 mil estudantes, 23 mil dos quais deslocados incluindo seis mil estrangeiros, a renda média mensal na Uniplaces fixa-se nos 430 euros.
Retrato de Coimbra
Em Coimbra, a população universitária é de 35 mil estudantes. Aqui se incluem 22 mil deslocados, dos quais cinco mil estrangeiros.
A "cidade dos estudantes" tem para oferecer 1.130 quartos em apartamentos privados, 900 em residências universitárias públicas e 40 em apartamentos geridos por operadores do sector. Total: 2.070. A renda mensal ronda os 260 euros.