Notícia
Encontrar casa que possam pagar é a maior dificuldade dos portugueses
A maior dificuldade para os portugueses, tanto aqueles que querem comprar casa (25%), como aqueles que querem arrendar (36%), é encontrar um imóvel que possam pagar.
A principal dificuldade para os portugueses que procuram casa, quer seja para arrendar (36%) ou comprar (25%), é encontrar um imóvel por um preço que consigam pagar, de acordo com um estudo feito pela Imovirtual, divulgado esta quarta-feira, 16 de Maio.
O estudo concluiu ainda que o processo de procura de casa demora menos de 6 meses e que a família é a principal razão na compra de habitação (30%). Já o "investimento" é a segunda razão para comprar um imóvel (19%), seguido de "mudar de casa" (14%), "mudar para uma casa maior" (15%) e "deixar de pagar renda" (9%).
Os resultados do estudo da Imovirtual mostram que durante o processo "há um grande empenho na procura de casa". Cerca de 71% dos arrendatários e 64% dos compradores procuram por imóvel pelo menos cinco vezes por semana, sendo os portais agregadores de anúncios de casas a fonte de pesquisa mais usada pelos compradores (64%) e pelos arrendatários (47%).
Além do preço dos imóveis, encontrar uma casa que corresponda às necessidades surge como a segunda dificuldade para quem quer arrendar um imóvel (25%) e para quem quer comprar (22%). Quanto às restantes dificuldades, comparar oportunidades (8% em ambos os casos), fazer uma oferta (8% para ambos) e agendar uma visita (5% para arrendatários e 4% para compradores) são os principais factores onde quem procura casa sente uma maior necessidade de ajuda, de acordo com o comunicado da Imovirtual.
O principal critério de escolha de casa é a localização (75%), seguida pelo preço (50%) e pelo número de quartos (40%). No entanto, razões como a área da propriedade e a proximidade aos transportes públicos pesam na decisão na hora de procurar habitação.
Relativamente às tipologias dos imóveis, 75% dos que procuram uma casa para arrendar querem um apartamento, enquanto 17% procura uma moradia. Já quando a intenção é comprar, 52% procura uma moradia, enquanto 40% dos futuros compradores procuram um apartamento.
O estudo foi realizado entre Fevereiro e Março, tendo sido conduzido através de um inquérito online junto de 2.000 pessoas residentes em Portugal que tenham comprado ou arrendado casa nos últimos dois anos ou tenham a intenção de o fazer no próximo ano.