Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eduardo Sardo já tem 5,55% da Teixeira Duarte: “Momento de investimento abrirá oportunidades”

A gaiense IDS, que opera nas áreas de imobiliário, financeira e “private equity”, tornou-se uma acionista qualificada da Teixeira Duarte em fevereiro de 2020, quando passou a deter 2,619% da construtora, tendo agora reforçado essa participação para 5,55322%.

A Teixeira Duarte é a cotada portuguesa onde o Norges Bank tem o menor investimento. Totaliza apenas 6 milhões de coroas e corresponde a uma posição de 0,6% no capital.
27 de Março de 2025 às 08:30
  • ...

A 7 de fevereiro de 2020, a Teixeira Duarte anunciava que a IDS SGPS tinha passado a ser um acionista de referência da construtora, com uma participação de 2,1280% do capital social da empresa e dos respetivos direitos de voto.

Cerca de um ano depois, novamente através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Teixeira Duarte informava que a participação da IDS SGPS, então fixada em 2,619%, tinha sido transferida para uma participada do grupo, a IDS Value.

Entretanto, a IDS Value mais do que duplicou a sua participação no capital da Teixeira Duarte, segundo comunicado publicado no site da CMVM, esta quinta-feira, 27 de março.

A participação imputável à IDS Value passa a ser composta por 23.323.521 ações, representativas de 5,55322% do capital social e dos respetivos direitos de voto da Teixeira Duarte, tendo este reforço da sua participação na construtora representado um investimento de cerca de dois milhões de euros.

"A participação da IDS Value, Lda. ultrapassa, assim, o patamar de 5% a partir do dia 20 de Março de 2025, reforçando a sua posição na Teixeira Duarte", lê-se no mesmo comunicado.

A Teixeira Duarte recorda que o seu capital social é de 210 milhões de euros, representado por 420 milhões de ações com o valor nominal de 50 cêntimos cada uma, não sendo a empresa titular de quaisquer ações próprias.

Com uma capitalização bolsista de 65,5 milhões de euros, a Teixeira Duarte ainda não apresentou contas relativas a 2024, tendo na primeira metade do ano obtido lucros de 9,5 milhões de euros, contra prejuízos de três milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto o volume de negócios registou um ligeiro crescimento homólogo de 0,6% para 377 milhões de euros.

"Trata-se do reforço na confiança do trabalho que tem sido desenvolvido"

O grupo IDS tem sede em Vila Nova de Gaia, opera nas áreas de imobiliário, financeira e "private equity", e é detido e liderado por Eduardo Sardo.

Contactado pelo Negócios, o empresário justificou o reforço da participação da IDS Value na Teixeira Duarte com as perspetivas de crescimento da construtora. 

"Trata-se do reforço na confiança do trabalho que tem sido desenvolvido, acreditando que o momento de investimento que vivemos em Portugal e na Europa abrirá oportunidades a uma empresa com a dimensão da Teixeira Duarte", afirmou Eduardo Sardo.

Ver comentários
Saber mais ids eduardo sardo ids value teixeira duarte construtora
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio