Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cushman & Wakefield: Interesse das marcas de luxo em Portugal pode aumentar em 2014

Lisboa não está nos dez lugares do ranking da Cushman & Wakefield, mas em 2013, registou-se um aumento do interesse das marcas de luxo no comércio de rua na capital portuguesa. A Cushman & Wakefield estima que essa tendência se mantenha em 2014.

28 de Novembro de 2013 às 13:43
  • 3
  • ...

A procura por lojas de luxo cresceu, entre Janeiro e Junho de 2013, na Europa, com as rendas ‘prime’ a subirem 5,7%, de acordo com um relatório da Cushman & Wakefield enviado às redacções.

 

No caso de Portugal, a consultora reconhece que tem também existido um crescente interesse das marcas de luxo no comércio de rua, sendo que a Avenida da Liberdade, em Lisboa, é o principal destino de eleição destas marcas. Na Avenida da Liberdade, de acordo com o comunicado da consultora, o preço por metro quadrado é 960 euros, sendo que este valor sobe para 1.080 euros no Chiado, também na capital portuguesa.

O impacto na evolução das rendas decorrente desta procura mais intensa foi já sentido em Lisboa ao longo de 2013, e poderá continuar ao longo do ano seguinte.
 
Marta Esteves Costa

 

“O impacto na evolução das rendas decorrente desta procura mais intensa foi já sentido em Lisboa ao longo de 2013, e poderá continuar ao longo do ano seguinte. A oferta de lojas de rua nas cidades portuguesas é muito menos elástica que a dos conjuntos comerciais, resultando a escassez de espaços não só num crescimento dos valores praticados, mas também numa extensão das localizações de comércio de rua”, afirma Marta Esteves Costa, associate e diretora de research & consultoria da Cushman & Wakefield em Portugal.

 

A consultora defende que "a tendência de maior interesse no mercado de rua em Portugal deve manter-se ao longo de 2014, e mesmo intensificar-se" e várias marcas deste segmento de luxo "encontram-se actualmente em processo de procura de lojas no nosso mercado".

 

França é o grande mercado para as marcas de luxo

 

A Cushman & Wakefield sublinha que França é “o país de eleição no que toca à procura por marcas de luxo - mais de 100 lojas, entre novas aberturas, expansões e remodelações, abriram no país desde 2011”. “O aumento do fluxo de turistas bem como a limitação da oferta contribuíram para a subida dos preços das rendas”, acrescenta a consultora.

 

No ranking das dez localizações mais caras para o retalho de luxo, no topo da tabela está os Campos Elísios, na capital francesa, onde cada metro quadrado custa 13,255 euros. A segunda área mais cara na Europa é a New Bond Street, em Londres, onde cada metro quadrado custa 8.666 euros.

 

A Cushman & Wakefield, acredita que a “Europa vai continuar a conservar o seu estatuto de maior e mais prestigiado mercado de luxo a nível global no curto-médio prazo, independentemente do recente interesse das marcas por mercados emergentes como a Ásia ou América do Sul”.

 

“As localizações 'prime' em França, Reino Unido e Itália vão continuar a ser as mais procuradas, e a falta de espaço disponível para arrendamento nestes locais será colmatada pelo aparecimento de novos pontos de interesse nas cidades – muitas vezes adjacentes às principais artérias”, acrescenta.

 

 
Top 10 Europeu das localizações mais caras de retalho de luxo 

Rank

2013

País

Cidade

Localização

€/m²/ano

1

França

Paris

Champs-Élysées

13.255

2

Reino Unido

Londres

New Bond Street

8.666

3

Itália

Milão

Via Montenapoleone

7.500

4

França

Paris

Rue du Faubourg St Honoré

7.364

5

França

Paris

Avenue Montaigne

7.364

6

Suíça

Zurique

Bahnhofstrasse

7.236

7

Itália

Roma

Via Condotti

7.000

8

França

Paris

Place Vendôme/Rue de la Paix

6.628

9

Itália

Roma

Piazza Di Spagna

6.500

10

Itália

Roma

Piazza San Lorenzo

6.000

n/a

Portugal

Lisboa

Chiado

1.080

n/a

Portugal

Lisboa

Av. Liberdade

960

 

Fonte: Cushman & Wakefield

 

 

Ver comentários
Saber mais Cushman & Wakefield Avenida da Liberdade Marta Esteves Costa Chiado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio