Notícia
Blackstone conclui o maior negócio imobiliário de sempre: compra armazéns nos EUA por 16,7 mil milhões
O fundo de investimento Blackstone chegou a acordo para a compra de armazéns nos EUA detidos pela GLP num negócio avaliado em 16,7 mil milhões de euros. As empresas consideram esta a “maior transacção imobiliária de sempre a nível mundial”.
O fundo de investimento Blackstone acordou com a GLP, empresa de logística sediada em Singapura, para a compra de armazéns industriais e logísticos em áreas urbanas nos Estados Unidos. A operação, avaliada em 18,7 mil milhões de dólares (16,7 mil milhões de euros), é, segundo as empresas, "a maior transação privada no imobiliário de sempre a nível mundial".
A procura de ativos de logística urbana nos EUA está em alta, impulsionada pelo crescimento de comércio eletrónico, que obriga as empresas a possuírem serviços de armazenamento e distribuição junto dos grandes centros urbanos.
Os ativos comprados pelo Blackstone somam mais de 16,6 milhões de metros quadrados, o que praticamente duplica o seu portefólio de imóveis industriais nos EUA.
"A logística é o tema de investimento mais convincente para nós atualmente e pretendemos aumentar o nosso portefólio para responder à procura crescente do e-commerce", referiu Ken Caplan, co-diretor da Blackstone Real Estate.
Segundo o Blackstone, contabilizando esta aquisição, o fundo comprou mais de 86,4 milhões de metros quadrados em ativos de logística em todo o mundo desde 2010.
Desde 2015, a GLP aumentou a sua presença nos Estados Unidos, tendo mesmo ascendido a segundo maior proprietário na área de logística, apenas atrás da Prologis. Entre os clientes da GLP nos EUA contam-se a Amazon, Walmart, Adidas e L’Oreal.