A avaliação bancária média, a nível nacional, atingiu os 1.171 euros por metro quadrado, em Abril, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor, divulgado esta semana pelo INE, é o mais elevado desde Janeiro de 2011, quando começaram a ser recolhidos estes dados que medem o valor que os bancos estão a atribuir às habitações.
Há treze meses consecutivos que este indicador sobe, mas os valores são bem diferentes de região para região.
Além dos dados gerais para a média do país, que mostram esta tendência de crescimento, o INE também publicou nos últimos dias os dados desagregados por regiões.
Na análise aos dados por regiões (NUTS III), os dados mostram que o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa continuam com os valores mais elevados e em níveis, enquanto no Alto Alentejo situa-se 31% abaixo da média nacional.
No mapa em cima pode ver os preços médios em Abril nas regiões NUTS III com dados publicados pelo INE. Ao clicar em cada região, pode ver a evolução dos preços nos últimos 12 meses.
Além dos dados desagregados por regiões, o INE publica também a evolução dos preços em 24 municípios de áreas predominantemente urbanas (ver mapa em baixo).
Os dados mostram que os concelhos de Lisboa e Oeiras são os únicos onde o preço médio supera os 2 mil euros por metro quadrado.
Faça zoom no mapa e seleccione o município que pretende analisar para ver a evolução dos preços nos últimos meses
No que diz respeito à variação homóloga por regiões, o Norte foi onde os preços mais subiram comparando com Abril de 2017.