Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de eletricidade e gás natural negociado no mercado ibérico aumentou 4% em 2023

O segmento de maior atividade foi o de gás natural, que registou um aumento de 26%, atingindo os 32 TWh.

Para 2023, a ERSE teve em conta um custo médio de aquisição de energia para fornecimento aos clientes no mercado regulado de 223,4 euros/MWh.
Regis Duvignau/Reuters
23 de Janeiro de 2024 às 18:44
  • ...
A OMIClear, empresa que faz parte do grupo OMI - Operador do Mercado Ibérico e que oferece serviços de registo, compensação e liquidação de contratos derivados de eletricidade e gás natural listados no OMIP SGMR, MIBGAS e MIBGAS Derivatives, deu conta esta terça-feira de "excelentes resultados ao longo do ano de 2023". Em relação ao nível de atividade, o volume anual registado na OMIClear (de eletricidade e gás) no ano passado aumentou 4% em comparação com o ano anterior.

O segmento de maior atividade foi o de gás natural, que registou um aumento de 26%, atingindo os 32 TWh. Além do aumento do volume anual, subiu também o número de agentes participantes e o portfólio de contratos de gás natural aceites para registo expandiu-se.

Durante o ano de 2023 foram ainda lançados novos produtos de gás natural, destacando-se, por um lado, os dois novos produtos listados na MIBGAS (entre eles o contrato indexado ao preço spot do índice holandês TTF), bem como o novo produto listado no OMIP - contrato de futuros Spread PVB/TTF com liquidação financeira.

"O aumento do portfólio de produtos permite às empresas que operam no OMIP e no MIBGAS terem mais e melhores soluções de gestão de riscos para as suas posições", referiu a OMIClear, em comunicado. 

Ainda durante o ano de 2023, foram admitidos 10 novos agentes habilitados para registar os seus negócios na OMIClear, que se somam a um conjunto significativo de agentes já existentes que ampliaram a sua atividade no gás natural e a outros agentes que, após um período de menor atividade, retomaram a sua atividade.

A OMIClear é uma empresa com sede em Portugal que presta serviços de compensação e liquidação relativamente a contratos de derivados de energia negociados e/ou registados no Mercado de Derivados OMIP (mercado regulamentado de energia gerido pelo OMIP - Pólo Português) desde 3 de Julho de 2006.

Já o OMIP é um operador regulamentado que fornece ao mercado, juntamente com a OMIClear, uma plataforma de negociação para produtos energéticos, conforme estabelecido pelo acordo internacional celebrado entre a Portugal e Espanha para o Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL). O OMIP, enquanto instituição, bem como a sua atividade encontram-se sujeitos à supervisão da CMVM.

Além disso, o OMIP oferece serviços como leilões para atribuição de ativos, nomeadamente electricidade, gás natural, licenças de produção de energia eólica, capacidade na interligação elétrica Portugal-Espanha, capacidade nas infraestruturas do Sistema Nacional Gás Natural, Produção em Regime Especial. No mercado retalhista de energia, presta serviços no âmbito do processo de mudança de comercializador.

O OMIP encontra-se inserido no Grupo OMI, do qual fazem parte, a OMIClear e o OMIE - Mercado à vista ibérico de electricidade.
Ver comentários
Saber mais Produção e distribuição de eletricidade Gás natural Indústria do petróleo e do gás Mercado Organizado Del Gas Portugal Organização Marítima Internacional Espanha Nacional Gás Butano Comissão do mercado de valores mobiliários (CMVM)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio