Notícia
Tarifa bi-horária de electricidade penaliza milhares de famílias
Para compensar, o consumo feito nas chamadas horas vazias tem de ser superior a 36%. Segundo o Público, das 775 mil famílias no mercado regulado de electricidade, há uma fatia que paga mais do que precisa.
Há cerca de 1,34 milhões de clientes de electricidade que ainda estão no mercado regulado. Destes, quase 60% têm tarifas bi-horárias (668 mil) ou tri-horária (107 mil).
Em Dia Mundial de Energia, o jornal Público fez as contas e chegou à conclusão que o uso destas tarifas só compensa se o consumo feito nas horas de vazio – como à noite ou fins-de-semana – for superior a 36% do total.
Não concretizando o número de famílias que saem prejudicadas por este cenário (porque não existem dados), a publicação explica que há muitas famílias que não sabem quais são os seus valores mais baixos de consumo. Dessa forma, para uma parte delas poderia compensar uma mudança para tarifa simples.
O mercado regulado de electricidade, onde os preços são fixados pelas empresas fornecedoras, tem já 4,8 milhões de clientes.