Notícia
REN vai fornecer consultoria técnica à China
A empresa que gere a rede eléctrica nacional assinou um contrato de consultoria com a chinesa State Grid para a ajudar a integrar um projecto de energias renováveis na rede chinesa de electricidade.
A REN – Redes Eléctricas Nacionais vai ser consultora técnica da empresa da State Grid Corporation of China (SGCC), Jibei Electric Power Company, num projecto que tem como finalidade ajudar a firma chinesa a integrar as energias eólicas na rede de transmissão do país, segundo anunciou a REN em comunicado de imprensa.
O contrato tem a duração de seis meses e diz respeito ao programa, lançado em conjunto pelo governo chinês e a SGCC, Wind Power, Photovoltaic, Energy Storage e Transmission Pilot Project (WPST). Os temas a serem objecto de consulta passam pela ligação à rede, regulação e optimização do recurso às fontes renováveis de energia, revela o comunicado.
A REN vai analisar as possíveis aplicações da experiência que acumulou em Portugal ao parque de distribuição de electricidade na China. “Com base neste trabalho, a REN apresentará recomendações concretas para implementação operacional no WPST”, refere a empresa.
Para o administrador executivo da REN, João Conceição, a parceria “traduz o reconhecimento das competências da REN nesta área e a relevância que Portugal tem, internacionalmente, fruto da sua aposta nas energias renováveis.”